Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Política dos 3´Rs
Escalão 2: escolas do 2º e 3 ciclos
Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Diana Cabrita, 12 anos
Helena Luis, 12 anos
Laura Batista, 12 anos
Maria Clavijo, 12 anos
Simone Ferreira, 12 anos
Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
Garrafões de plástico, roupas usadas em fim de vida, cartão, feltro, franja de cortinado, tampinhas, papel, paus de espetadas, agrafador, cola quente, x-ato, tesoura, agulha e linha.
Informação da importância do “R” escolhido:
As alunas pretendem incentivar para a Reciclagem, com o objetivo de contribuir para a preservação dos recursos naturais existentes, para o reaproveitamento dos objetos e embalagens, e para a redução do lixo. Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!
Os ecopontos criados são coloridos e diferentes do habitual para se tornarem mais visíveis, de forma a incentivar a comunidade educativa para a correta separação do lixo, contribuindo, desta forma, para a economia circular (que visa uma gestão mais eficiente dos recursos naturais existentes, ou seja, utilizar ao máximo, por um longo período de tempo, os produtos, componentes e materiais, contribuindo para a redução do desperdício).
Memória Descritiva:
A atividade foi apresentada aos alunos de 7º ano, no âmbito da disciplina de Físico-química. Durante a aula, os alunos foram alertados para o uso racional dos recursos naturais, dado que todos os recursos naturais, renováveis ou não, são limitados e, por este motivo, devem ser bem utilizados.
Para fazer a introdução, a professora utilizou a apresentação da Sociedade Ponto Verde – “Educação para a Sustentabilidade”. Depois de debaterem o assunto durante alguns minutos, a professora desafiou-os a realizar uma campanha de sensibilização sobre a separação do lixo em ambiente escolar e a política dos 3 R’s. O desafio foi aceite e os alunos elaboraram cartazes e mensagens.
Relativamente ao trabalho selecionado, é de referir que as alunas pretendem incentivar para a Reciclagem, com o objetivo de contribuir para a preservação dos recursos naturais existentes, para o reaproveitamento dos objetos e embalagens, e para a redução do lixo. Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!
As alunas elaboraram um cartaz e construíram 5 ecopontos (Pilhão, Papelão, Vidrão, Embalagens e Tampinhas), tendo por base a reutilização de materiais, e inspirando-se na Equipa REEE & Companhia.
Os ecopontos criados são coloridos e diferentes do habitual para se tornarem mais visíveis, de forma a incentivar a comunidade educativa para a correta separação do lixo, contribuindo, desta forma, para a economia circular (que visa uma gestão mais eficiente dos recursos naturais existentes, ou seja, utilizar ao máximo, por um longo período de tempo, os produtos, componentes e materiais, contribuindo para a redução do desperdício).
Foram usados 5 garrafões de plástico, sem gargalo, para serem o recetáculo dos resíduos.
Cada um dos ecopontos foi “vestido” com uma capa de tecido (roupas usadas, em fim de vida, provenientes da caixa de recolha que se encontra na entrada do Centro Escolar) da cor do ecoponto. Como as alunas decidiram criar um novo ecoponto “Tampinhas”, a capa deste ecoponto foi construída com pedaços dos tecidos dos outros ecopontos (vermelho, amarelo, verde e azul)
Reutilizaram a cabeça de um antigo Depositrão e usaram cartão e feltro para construir as outras cabeças dos heróis. Recorreram a tampinhas para olhos e narizes e restos de papel e tecido para as bocas. Os cabelos são restos de papel, tecido, franja de um cortinado.
Foram agrafadas as capas dos heróis aos garrafões e as cabeças foram coladas em paus de espetadas usados e espetados nos garrafões.
Este trabalho está exposto no bar/sala de convívio para ser utlizado por todos.