Trabalhos 2024-2025

Upcycling | Biodiversidade com REEE

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)

Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):

Nome e idade do(s) aluno(s):
António Santos-11
Lara Ferro-11
Afonso Cinzas-11
António Portalegre-10
Benedita Marques-10
Carolina Lourenço-10
Diana Serôdio-10
Dinis Espadinha -11
Diogo Enfim-11
Madalena Bravo-10
Mª Beatriz Aldinhas-11
Mª Clara Arimateia-11
Matilde Farófias-10
Rita Dias-10
Samuel Santos -14
Briza da Conceição-10
Noé Silva-10
Rafael Roque-10
Simão Brito-10
Tomás Picanço-11
Francisco Reis-11
Mª Madalena Brito-10

Nome da Espécie escolhida:
sobreiro : (Quercus suber)

Motivo da escolha da Espécie:
Porque o sobreiro e a cegonha, mais exatamente os seus ninhos fazem parte da nossa paisagem e também pela sua importância ambiental.

Memória Descritiva:
A Escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo, participa na atividade - Upcycling Biodiversidade com REEE, com a participação dos alunos do 5ºano turma F na disciplina de Educação Tecnológica e com a coordenação da professora Ana Rosa Bravo, sendo alguns alunos com medidas de Dec. lei 54/ 2018.
Este trabalho foi apresentado como sendo uma atividade em articulação com o Programa Eco-Escolas, em que os alunos foram sensibilizados para a temática da sustentabilidade do planeta e para os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos.
Deu-se início ao projeto com uma pesquisa sobre REEE e Pilhas, onde se relevou a importância da reutilização de materiais na escola ( o que já fazemos) e identificar e valorizar a economia circular, como um modelo económico que reduz, reutiliza e recicla materiais e energia, em que promove a sustentabilidade e a competitividade.
Depois de uma breve explicação do que se pretendia e com toda a descrição do desafio, regulamento e objetivos a atingir, os alunos responderam prontamente com entusiasmo e empenho, e começaram a elaborar os projetos.
Foi solicitado a todos para colocarem no trabalho toda a sua criatividade, originalidade e imaginação. Os alunos realizaram trabalho individual e o trabalho enviado foi construído com ideias retiradas dos trabalhos de vários alunos.
O cante alentejano é um género musical tradicional do Alentejo, com canto coral, em que alternam um ponto a sós e um coro, com um andamento lento que contribuem para a natureza monótona do cante.
O nosso trabalho é uma homenagem à nossa terra e à nossa gente!
Apresentamos um pouco da paisagem alentejana, com esculturas de fauna e flora construídas com REEE ao som do cante nos campos do Alentejo. Representamos o sobreiro, também conhecido na nossa região por chaparro (nome científico: Quercus suber) que produz a bolota e a cortiça e um ninho de cegonha ,ave que permanece na região já praticamente durante todo o ano.
Os REEE utilizados, foram uma varinha mágica, um candeeiro e pilha.
Outros materiais de complemento foram utilizados, tais como colas, ráfia, cartão, ramos de sobreiro, bolotas, rolha de cortiça e vegetação natural assim como malmequeres, esteva e papoilas feitos em papel. A pintura do céu e do sol foi pintada com guache.
Com a varinha mágica construímos o sobreiro com aplicação de ramos de sobreiro e bolotas naturais, para o ninho da cegonha foi utilizado um candeeiro de pé, com ráfia natural. As cegonhas foram desenhadas, pintadas e recortadas.
Foi maravilhoso realizar este trabalho com os alunos!

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios