Trabalhos 2024-2025

Upcycling | Biodiversidade com REEE

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Externato de S. José (Lisboa)

Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):

Nome e idade do(s) aluno(s):
Guilherme Ribeiro, treze anos; Bárbara Longo, 13 anos; Frederica Barros, treze anos e Maria Inês Batista, 13 anos.

Nome da Espécie escolhida:
Mauremys leprosa

Motivo da escolha da Espécie:
Os alunos escolheram o cágado mediterrânico porque é uma espécie nativa de Portugal e porque está a ser ameaçada devido à destruição do seu habitat, poluição aquática (por isso utilizaram bastantes tampas e garrafas para representar a quantidade de plásticos que os cágados e outros animais marinhos ingerem diariamente) e à introdução de espécies invasoras.

Memória Descritiva:
Este trabalho foi proposto a quatro turmas do 8º ano e participaram cerca de 20 alunos de forma muito empenhada. Foram elaborados excelentes trabalhos, desde vacas açorianas, a lontras marinhas. Este trabalho foi escolhido pela qualidade, criatividade e envolvimento do grupo de trabalho. Para o trabalho foram usados candeeiro; um telefone; um telemóvel; um rato; um comando; palhinhas; jornais; tampas; garrafas de plástico; cartão; papel higiénico; rolos de papel higiénico; palitos de sushi; sacos de plástico. Usaram também cola quente para unir os diferentes materiais e tintas para fazer os olhos. O trabalho foi realizado durante quatro aulas laboratoriais (45 minutos cada) da disciplina de Ciências Naturais.

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