Trabalhos 2024-2025
Upcycling | Constrói o teu Depositrão
(todos os graus de ensino, sem escalões)
Jardim-Escola João de Deus - Leiria (Leiria)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Os alunos que participaram na construção do DEPOSITRÃO fazem parte das duas turmas da sala dos 5 anos, Bibe Azul do Jardim-Escola João de Deus de Leiria. Alguns alunos já fizeram 6 anos e os restantes têm 5 anos, mas irão completar os 6 até ao final do ano.
Bibe Azul A
Ariela Clemente, Camila Santos, Clara Brito, David Dinis, David Guarda, Francisca Patrício, Francisco Coelho, Isabel Alves, João Monteiro, José Marques, Leonor Oliveira, Lourenço Tenreiro, Luísa Rodrigues, Mara Custódio, Maria Babenko, Ma
Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
Os alunos quiseram privilegiar os materiais recicláveis que tinham na sala de aula:
Caixotes de papelão
Jornais
Tecidos diversos
Cápsulas de café
Cola branca
Agrafador
Informação sobre os resíduos que podem ser colocados no Depositrão:
Propusemo-nos a elaborar um DEPOSITRÃO com os nossos alunos, por sentirmos que existia uma lacuna no âmbito da sensibilização para importância da recolha e separação de alguns resíduos.
Os alunos fizerem uma pesquisa dos resíduos que poderiam ser recolhidos na escola. Em simultâneo também foi feita a mesma pesquisa em casa e concluiu-se que havia uma grande dificuldade em encontrar contentores para o depósito de aparelhos elétricos.
Depois de uma análise à pesquisa efetuada e posterior discussão os alunos decidiram construir um DEPOSITRÃO onde pudessem ser colocados os resíduos recolhidos, tais como:
Embalagens de cartão,
Embalagens de plástico,
Pequenos eletrodomésticos (torradeiras, cafeteiras, ferros de engomar, escova de dentes elétrica, secadores de cabelo, ventoinhas…)
As embalagens foram recolhidas nos resíduos produzidos na escola e os pequenos eletrodomésticos foram recolhidos por toda a comunidade escolar.
Com a construção do DEPOSITRÃO pretendemos incentivar a separação correta de
Memória Descritiva:
Memória Descritiva
Propusemo-nos a elaborar um DEPOSITRÃO com os nossos alunos, por sentirmos que existia uma lacuna no âmbito da sensibilização para importância da recolha e separação de alguns resíduos.
Os alunos fizerem uma pesquisa dos resíduos que poderiam ser recolhidos na escola. Em simultâneo também foi feita a mesma pesquisa em casa e concluiu-se que havia uma grande dificuldade em encontrar contentores para o depósito de aparelhos elétricos.
Depois de uma análise à pesquisa efetuada e posterior discussão os alunos decidiram construir um DEPOSITRÃO onde pudessem ser colocados os resíduos recolhidos, tais como:
Embalagens de cartão,
Embalagens de plástico,
Pequenos eletrodomésticos (torradeiras, cafeteiras, ferros de engomar, escova de dentes elétrica, secadores de cabelo, ventoinhas…)
As embalagens foram recolhidas nos resíduos produzidos na escola e os pequenos eletrodomésticos foram recolhidos por toda a comunidade escolar.
Com a construção do DEPOSITRÃO pretendemos incentivar a separação correta de materiais que ainda podem ser aproveitados, evitando que sejam deitados no lixo comum. Com esta atividade pretendemos que todos e em especial a nossa comunidade escolar, interiorize que esta ação é fundamental para a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade.
Quatro representantes de cada turma dos 5 anos ( Bibe Azul) fizeram uma ação de sensibilização, nas salas de aula da escola. Em contexto familiar cada um explicou a ação que estavam a desenvolver na escola.
Explicaram que ao reutilizar resíduos, reduz-se a extração de recursos naturais, diminui-se a quantidade de lixo enviado a aterros e incineradores, economiza-se energia e contribui-se para a diminuição da poluição.
É preciso promover a conscientização individual e coletiva, que pode ser aplicada em casa, na escola e na comunidade. Pequenas atitudes, como reaproveitar embalagens, transformar roupas antigas em novos itens ou doar objetos em bom estado, fazem grande diferença.
Descrição dos materiais utilizados na construção do DEPOSITRÃO
Os alunos quiseram privilegiar os materiais recicláveis que tinham na sala de aula:
Caixotes de papelão
Jornais
Tecidos diversos
Cápsulas de café
Cola branca
Agrafador
Processo de construção do DEPOSITRÃO
Unimos 4 caixotes de papelão com 50cm cada.
Colocámos por cima outros 4 caixotes (com a mesma medida), de forma a obtermos a medida mínima pedida de 1metro cubico.
Os alunos colaram e agrafaram os caixotes uns aos outros de modo a formar três divisórias no seu interior:
Uma divisória maior que ocupava metade do DEPOSITRÃO ficou destinada ao depósito de pequenos eletrodomésticos.
A divisória que ocupava um quarto do DEPOSITRÃO ficou destinada à recolha de embalagens de plástico.
A outra divisória ficou destinada às embalagens de cartão.
Depois os alunos forraram o DEPOSITRÃO com folhas de jornal e restos de tecido.
Finalmente com as cápsulas de café amachucadas e pintadas escreveram a palavra DEPOSITRÃO.
Nas laterais do DEPOSITRÃO foi colocada a informação sobre o tipo de materiais que devem ser depositados e quais os que não podem depositar.
Neste DEPOSITRÃO foi afixada a informação que só os materiais como embalagens de plástico, embalagens de cartão e pequenos eletrodomésticos é que podem ser depositados. Todos os outros resíduos tais como: vidro, papel, pilhas, objetos de metal e lixo orgânico Não podem ser depositados, devem ir para os contentores próprios.
Entidade Promotora

Parceiro

Apoios
