Trabalhos 2024-2025
Upcycling | Constrói o teu Depositrão
(todos os graus de ensino, sem escalões)
Escola EB 2,3 Dr. José Neves Júnior (Faro)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Alice Coelho, 6.ºC - 12 anos
Inês Amaro, 6,º C - 11 anos
Afonso Rosa, 6.ºD - 12 anos
Ana Vatamanyuk, 6.ºD - 12 anos
Manel Trincheiras, 6.ºD - 12 anos
Pedro Aleixo, 6.ºD - 12 anos
Thaísa Santana, 6.ºD - 12 anos
Tiago Branco, 6.ºD - 11 anos
Rodrigo Monteiro, 8.ºF - 15 anos
Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
- Velho recipiente de lixo comum, oferecido pela nosso parceiro no Conselho Eco-Escolas, Fagar;
- Lixa;
- Tintas acrílicas (ecológicas); pincéis, jornais etc.
- Restos de cartolinas coloridas, folhas de rascunho e papéis diversos pintados;
- tesoura, cola, termofusível, marcadores, lápis de cor, tesoura, lápis de grafite etc.
Informação sobre os resíduos que podem ser colocados no Depositrão:
Os resíduos que podem ser colocados no Depositrão estão devidamente identificados com imagens, facilitando a compreensão imediata da mensagem.
Podem ser colocados no Depositrão os seguintes resíduos:
- Pequenos eletrodomésticos: torradeiras, batedeiras, varinhas mágicas, secadores de cabelo, balanças, ferros de engomar etc.
- Equipamentos de informática e telecomunicações: televisores, computadores, portáteis, impressoras, telemóveis, tablets, carregadores, routers etc.
- Equipamentos de entretenimento e som: rádios, leitores de CD/DVD, consolas de jogos, colunas, auscultadores etc.
- Ferramentas elétricas: Berbequins, lixadoras, aparadores de relva etc.
- Brinquedos elétricos: Carros telecomandados, jogos eletrónicos etc.
Memória Descritiva:
No âmbito do Desafio Eco-Escolas “Depositrão” e integrado no projeto ArtEmotion, os alunos das turmas 6.º C, 6.º D e 8.º F, orientados pela professora Paula Pereira, abraçaram com entusiasmo o desafio de transformar um antigo recipiente do lixo, cedido pela FAGAR, num novo Depositrão artístico e funcional, ao serviço da comunidade escolar.
Todo o processo assentou na lógica da reutilização e valorização de materiais. O recipiente, em fim de vida, foi recuperado, lavado e lixado, de modo a prepará-lo para receber uma nova imagem. Os alunos participaram com grande empenho e criatividade na transformação visual do equipamento e trabalharam imensas tardes para levar a cabo este desafio.
Após sensibilização à temática da reutilização/reciclagem, apresentação do desafio e investigação, os alunos criaram o projeto de trabalho. Inspirados no estilo do artista plástico Keith Haring, conhecido pelas suas figuras expressivas e cheias de movimento, os alunos desenharam, recortaram e compuseram figuras humanas em cartolina reaproveitada, utilizando restos de trabalhos anteriores, o que reforçou a vertente sustentável do projeto. Criaram também representações de vários Resíduos Elétricos e Eletrónicos (REE), como pilhas, televisores, ventoinhas, torradeiras, secadores de cabelo (…), ilustrando de forma clara os tipos de resíduos que nele podem ser depositados.
Com papéis coloridos e reutilizados, os alunos elaboraram ainda letras e mensagens apelativas, que colaram cuidadosamente no recipiente, formando uma composição visual impactante, alegre e educativa. Cada elemento foi pensado em grupo, promovendo o trabalho colaborativo, o diálogo e a responsabilidade ambiental.
O resultado final é um Depositrão renovado, visualmente bastante apelativo e ecológico, o qual já está colocado no espaço escolar e ao serviço de toda a comunidade. Esta iniciativa permitiu aos alunos refletir sobre a importância da reutilização, da separação de resíduos e do papel da arte na sensibilização ambiental "artivismo", contribuindo de forma ativa para uma escola mais sustentável e consciente.
Entidade Promotora

Parceiro

Apoios
