Trabalhos 2022-2023

Campanha de Recolha de Pilhas e REEE

2º Escalão: escolas com 2º e 3 ciclos

Escola EB 2,3 de Oliveira do Hospital (Oliveira do Hospital)

Rede social onde foi divulgada a campanha:
A campanha foi divulgada no Jornal Mega 5, afixação de cartazes nos diferentes espaços escolares, no Facebook do AEOH

Fotografia da imagem da Campanha (PNG, JPEG):

Fotografias do processo de elaboração da campanha (3 imagens: PNG, JPEG):

Guião da campanha:
A recolha de REEE´s e de pilhas é uma atividade que anualmente realizamos na escola e para a qual sensibilizamos toda a comunidade educativa a participar. No início do ano letivo é sempre dada a conhecer o intuito da atividade á comunidade educativa e solicitada a sua participação na mesma. Dispomos na escola de 2 contentores de recolha de REEE´s, caixas de recolha de pilhas e de lâmpadas que se encontram colocadas em todos os pavilhões da escola. Ao longo do presente ano letivo foi necessário solicitar a recolha dos REEE´s e pilhas em 4 momentos: uma nos primeiro e segundo períodos e, duas no terceiro período. Foi também feita umarecolha de REEE´s na Escola Básica Integrada de Lagares da Beira.

Memória descritiva:
No âmbito de uma parceria entre o programa Eco-Escolas e a European Recycling Platform (EPR) - entidade responsável pela recolha, valorização e reciclagem de resíduos elétricos e eletrónicos, foi criado o projeto Geração Depositrão, a que o nosso Agrupamento adere mais uma vez no presente ano letivo. Nesse sentido estamos novamente a desenvolver uma Campanha de Recolha de Resíduos e Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE' s) e de Pilhas, em final de vida, junto da nossa comunidade escolar/educativa, contribuindo desta forma para:
- a poupança de recursos - a reciclagem reduz a extração de matérias-primas, e economiza energia;
- a maximização de espaço - o nosso espaço é finito, e os aterros sanitários podem contaminar o Ambiente com substâncias tóxicas e perigosas;
- um Ambiente mais saudável - um Ambiente mais seguro e ecológico, melhora a nossa qualidade de vida e desta forma não prejudica a nossa saúde;
- a poupança de energia - reciclar significa que consumimos menos materiais, temos menos resíduos para tratar, consumimos menos energia.
No tipo de resíduos abrangidos por esta campanha encontram-se, entre outros, equipamentos elétricos e eletrónicos em final de vida, pilhas, comandos, brinquedos elétricos, lanternas, telemóveis, consolas de jogos, fios elétricos, tomadas, torradeiras, frigoríficos, arcas congeladoras, televisores, …
Apelamos à participação de toda a comunidade escolar/educativa nesta campanha. A forma de participar é muito simples – identificar algum destes equipamentos que temos em casa - sem utilidade e a ocupar espaço - fazê-lo chegar à Escola, colocando-o no Depositrão que se encontra à entrada da escola sede do Agrupamento.
Ao permitir-se uma segunda vida destes valiosos materiais, processo que se inicia pela recolha dos resíduos, separação e futura reutilização (em futuros equipamentos), contribuímos para a criação de uma verdadeira economia circular - usamos recursos que já existem, poupando assim uma parte substancial dos custos ambientais associados à produção que antes referimos.
Com este exemplo da campanha de recolha dos resíduos elétricos pretende-se também retirar ensinamentos, despertar as comunidades para a necessidade de se mudar comportamentos, adotar no dia a dia novas formas de relação com os bens que temos à disposição, sejam a água, a energia, a roupa que usamos ou outros bens que consumimos. Temos de romper com uma certa forma tradicional, consumista, como nos relacionamos com a nossa casa comum que é a Terra, esse lugar único com recursos finitos e condições que temos de cuidar melhor. O segredo de consumir menos parece ser simples, mas de difícil aplicação, pelo menos numa sociedade como a nossa que, apesar de tudo, é de abundância. E este parece ser o novo segredo, uma nova mensagem na defesa do ambiente - reduzir, reduzir, reduzir.... e uma das lições que podemos retirar para as nossas vidas diárias, usarmos com mais cuidado, não desperdiçar, usarmos o necessário dos bens que temos dispomos, não nos comportarmos como se não existisse o amanhã. Lembremo-nos que aquilo que desperdiçamos e usamos em demasia de forma desnecessária, é o que tanto falta aos outros.

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios