Trabalhos 2022-2023

Campanha de Recolha de Pilhas e REEE

2º Escalão: escolas com 2º e 3 ciclos

Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Vila Franca de Xira)

Rede social onde foi divulgada a campanha:
Facebook

Fotografia da imagem da Campanha (PNG, JPEG):

Deprecated: nl2br(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /var/www/vhosts/abaae.pt/geracaodepositrao.abaae.pt/wp-content/plugins/abaae-ee/classes/Works/PrintWork.class.php on line 554

Fotografias do processo de elaboração da campanha (3 imagens: PNG, JPEG):

Guião da campanha:
De forma a ser uma campanha que captasse mais a atenção da comunidade educativa, decidiu-se que, para além dos cartazes colocados na escola, da divulgação da campanha via e-mail junto de todos os EE da escola e no Facebook do agrupamento, seria mais profícuo fazer uma campanha diretamente com todas as turmas e pais. Assim, a Brigada Verde ASM, criada para este fim e outros, fez uma ação de sensibilização nas 26 turmas da escola, abordando igualmente a política dos 3R, bem como nas reuniões de EE, em 27 e 28 de abril, por forma a apelar para a campanha de recolha de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos e eletrónicos em curso. A mesma Brigada construiu 4 pilhões e mostrou-os a todas as turmas e pais. Foi escolhido o local onde seriam inseridos os caixotes para recolha destes equipamentos. Para fomentar a reflexão dos alunos para estas questões ambientais, a Brigada elaborou um inquérito no Google Forms, para ser aplicado aleatoriamente a alunos da escola.

Memória descritiva:
1.º Criação da Brigada Verde ASM;
2.º Formação da equipa de trabalho composta por 8 alunos que iriam planificar o trabalho relativo à reciclagem, nomeadamente da campanha Geração Depositrão;
3.º Subdivisão do trabalho a realizar: construção de pilhões com a ajuda dos pais; construção do cartaz da campanha e elaboração de um guião a apresentar nas 26 turmas;
4.º Definição do espaço na escola para a recolha de equipamentos elétricos eletrónicos e de pilhas;
5.º Entre os dias 24 de abril e de maio fez-se a campanha junto das 26 turmas e nos dias 27 e 28 de abril aos EE/pais nas reuniões gerais de EE. Na sessão com as turmas para além da campanha , a Brigada questionou os alunos sobre os 3R da sustentabilidade para apurar s seus conhecimentos sobre esta temática. Apurou-se que muitos alunos desconheciam ou não se lembravam de um dos R ou não sabiam o é a política dos 3R.
6.º Construção do cartaz com o logotipo da Geração Depositrão, da Eco-Escolas e ERC Portugal. Produção do texto com o apoio dos professores coordenadores.
7.º Os alunos da Brigada Verde ASM aplicaram em maio um inquérito a 56 alunos aleatoriamente selecionados para responderam sobre a política dos 3R da sustentabilidade, entre outras questões sobre ambiente e sustentabilidade.
8.º Numa sessão com da Brigada Verde ASM e coordenadores da mesma, fez-se análise dos inquéritos. Concluiu-se que após as sessões com as 26 turmas, houve uma melhoria relativa aos conhecimento dos alunos sobre a política dos 3R (79,2% sabem quais são os 3R, mas muitos (30, 2%) ainda não sabem que já há mais R.
9.º Apresentação da campanha realizada pela Brigada Verde vai ser apresentada nas VI Jornadas do Ambiente do Agrupamento, no dia 12 de junho.

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios