Trabalhos 2022-2023

Upcycling: Constrói o teu Traga-Pilhas

Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa)

Nome e idade do(s) aluno(s):
Ana Joaquim - 34 anos; Ana Sofia Azeitona - 39 anos; Bruno Angelino - 22 anos; Catarina Alves - 24 anos; Lurdes Rodrigues - 25 anos; Patrícia Serejo - 28 anos

Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
Materiais utilizados:
- cartão de blocos de folhas (aquelas partes de trás)
- restos de tintas guache
- restos de cola quente verde com brilhantes (de atividades de natal)
- cola polivinílica, que fomos pedir a uma tipografia que também faz encadernações (é uma cola específica de encadernação que fica elástica e transparente, mas resistente)
- parte de um cordão de um embrulho de natal (no topo, para a abertura).

Fotografias (4 imagens: PNG, JPEG):

Memória Descritiva:
Memória descritiva:
Segue-se a descrição do desenvolvimento do trabalho, pelo grupo que construiu o Mundão. Todos os grupos da turma de 1º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico realizaram o desafio. No final, após uma votação, foi decidido submeter o Mundão.
"Foi-nos proposta a realização de um depositrão/traga-pilhas, com o intuito de representar a ESELx num concurso. Inicialmente, o grupo pensou na realização de uma forma esférica, que representasse a Terra, pois é para a sua preservação e manutenção que pretendemos alertar com iniciativas como esta. No entanto, verificámos que não iria ser fácil construir uma esfera com materiais reutilizados. Então, pensámos num sólido geométrico que melhor se aproximasse dessa forma esférica, o que nos levou à forma de uma bola de futebol (um icosaedro truncado). Para além disso, pensámos ser uma boa forma a aplicar, pois representa um objeto que está presente na realidade de muitas crianças: a bola de futebol.
Assim, pesquisámos uma planificação desse sólido e tentámos executá-lo da melhor forma. Fizemos uma planificação por peça, em formato A3, e depois decalcamos nos cartões, cortámos e vincámos todas as dobras, e fomos construindo. Na última peça, pensámos em fazer uma pequena abertura para podermos colocar e retirar as pilhas. Ainda a referir, inicialmente a ideia era dividir o sólido no interior para os diferentes tipos de pilhas, e ter uma entrada respetiva. Mas após alguma pesquisa, descobrimos que nem sempre essa triagem por tamanho é feita, então optámos por uma entrada apenas.
Primeiro pintámos todo o sólido com azul, contornámos os continentes a lápis, depois com cola quente. Posteriormente, pintámos o interior dos continente com tinta verde e castanha e, por último, demos algumas de mão de cola, para tornar o nosso sólido mais resistente e dar algum brilho."

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios