Trabalhos 2022-2023
Spot de Sensibilização sobre REEE
3º Escalão: escolas com ensino secundário, profissional e superior
Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (Porto)
									Título do Vídeo:
									Prazer em conhecer-vos REEE!                                
									Guião do Vídeo:
									INTRODUÇÃO: 
Gestão de Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos 
Os Equipamentos elétricos e eletrónicos englobam todos os equipamentos dependentes de corrente elétrica ou equipamentos de geração e transferência de energia e subdividem-se em 6 categorias essenciais: 
•	Equipamentos de regulação de temperatura (aquecedores e ar condicionados) 
•	Pilhas 
•	Grandes e pequenos eletrodomésticos como frigoríficos, fornos, batedeiras, máquinas de lavar ou torradeiras, entre muitos outros, 
•	Ecrãs e monitores 
•	Lâmpadas 
DESENVOLVIMENTO: 
Quais os efeitos negativos dos REEE? 
Estes resíduos quando descartados contêm materiais potencialmente nocivos como cadmio, chumbo ou mercúrio, pondo em causa o meio ambiente e a saúde do ser humano. 
CONCLUSÃO: 
Onde posso colocar o meu REEE? 
Desta forma, para que a gestão deste fluxo fosse elaborada da melhor e mais correta forma possível, todos os EEE deverão possuir o rótulo REE que indica que o produto descartado terá de ser triado e depositado num contentor indic                                
										Vídeo (publicado no YouTube, Vimeo ou Sapo):
                                            https://vimeo.com/831948360?share=copy
											                                    
									Memória Descritiva:
									O desafio “Campanha de recolha de Pilhas e REEE” previa, para o grau ensino secundário, profissional e superior, a elaboração de um spot com a duração máxima de 1 minuto, sobre a importância de recolher pilhas e Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE). Estudantes membros do Conselho Eco-Escolas da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS|IPP) realizaram um spot de 1 minuto onde foram abordados diversos conceitos relativos aos REEE, nomeadamente: 1) O que é um REEE?; 2) Qual a importância de realizar o correta separação e encaminhamento destes resíduos?; 3) Quais os impactes negativos dos REEE?; 4 Qual o local correto para a deposição destes resíduos? Este desafio teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para as temáticas relativas à economia circular e ao princípio da hierarquia de gestão de resíduos, de uma forma geral, e fornecer um conjunto de informação sobre REEE e a sua correta separação e encaminhamento, em particular. 
Os materiais utilizados para a elaboração do vídeo foram computador e software de edição de vídeos. 
A realização da atividade envolveu a participação de dois estudantes do Conselho Eco-Escolas da ESS, com idades entre os 21-25 anos. Os estudantes tiveram uma participação muito ativa na elaboração do guião e elaboração do vídeo.                                
Entidade Promotora
 
			Parceiro
 
			Apoios
 
			