Trabalhos 2022-2023

Spot de Sensibilização sobre REEE

3º Escalão: escolas com ensino secundário, profissional e superior

Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (Porto)

Título do Vídeo:
Prazer em conhecer-vos REEE!

Guião do Vídeo:
INTRODUÇÃO:
Gestão de Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos
Os Equipamentos elétricos e eletrónicos englobam todos os equipamentos dependentes de corrente elétrica ou equipamentos de geração e transferência de energia e subdividem-se em 6 categorias essenciais:
• Equipamentos de regulação de temperatura (aquecedores e ar condicionados)
• Pilhas
• Grandes e pequenos eletrodomésticos como frigoríficos, fornos, batedeiras, máquinas de lavar ou torradeiras, entre muitos outros,
• Ecrãs e monitores
• Lâmpadas
DESENVOLVIMENTO:
Quais os efeitos negativos dos REEE?
Estes resíduos quando descartados contêm materiais potencialmente nocivos como cadmio, chumbo ou mercúrio, pondo em causa o meio ambiente e a saúde do ser humano.
CONCLUSÃO:
Onde posso colocar o meu REEE?
Desta forma, para que a gestão deste fluxo fosse elaborada da melhor e mais correta forma possível, todos os EEE deverão possuir o rótulo REE que indica que o produto descartado terá de ser triado e depositado num contentor indic

Vídeo (publicado no YouTube, Vimeo ou Sapo):
https://vimeo.com/831948360?share=copy

Memória Descritiva:
O desafio “Campanha de recolha de Pilhas e REEE” previa, para o grau ensino secundário, profissional e superior, a elaboração de um spot com a duração máxima de 1 minuto, sobre a importância de recolher pilhas e Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE). Estudantes membros do Conselho Eco-Escolas da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS|IPP) realizaram um spot de 1 minuto onde foram abordados diversos conceitos relativos aos REEE, nomeadamente: 1) O que é um REEE?; 2) Qual a importância de realizar o correta separação e encaminhamento destes resíduos?; 3) Quais os impactes negativos dos REEE?; 4 Qual o local correto para a deposição destes resíduos? Este desafio teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para as temáticas relativas à economia circular e ao princípio da hierarquia de gestão de resíduos, de uma forma geral, e fornecer um conjunto de informação sobre REEE e a sua correta separação e encaminhamento, em particular.
Os materiais utilizados para a elaboração do vídeo foram computador e software de edição de vídeos.
A realização da atividade envolveu a participação de dois estudantes do Conselho Eco-Escolas da ESS, com idades entre os 21-25 anos. Os estudantes tiveram uma participação muito ativa na elaboração do guião e elaboração do vídeo.

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