Trabalhos 2023-2024
Campanha REEE | Faz do Velho, Novo
3º Escalão: escolas com ensino secundário, profissional e superior
Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)
Nome e idade do(s) aluno(s):
Turma 10ºH- Kallyel Paiva; Leonardo Pinto; Maria Cristina Carvalho; Maria Eduarda Silva; Maria Xavier; Rebecca Passos; Samuel Silva; Vítor Antunes; Yasmin Custódio ; Beatriz Santos; Valentina Alzugasray.
Turma 11ºC-Leonor Silva e Vasco Ribeiro;
Turma 8ºA - Alejandro Moreira; Ana Patrícia Midões; Filipa Rodrigues; Genesis Aguirre e Leonor Correia.
Idades compreendidas entre os 14-16 anos
Título do vídeo:
Recolha de pilhas e REEEs: sem NÓS seria um TERROR!
Guião da campanha:
A elaboração de um vídeo em contexto escolar sobre a recolha de pilhas e REEEs (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) constitui uma atividade educativa interessante e impactante.
1. Objetivo do Vídeo
O objetivo deste vídeo foi educar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância da recolha e reciclagem de pilhas e REEEs, explicando, de forma concisa, apelando aos sentidos do “medo e TERROR” relacionados com a não recolha dos referidos resíduos, bem como os processos e benefícios ambientais e sociais associados.
2. Público-Alvo
O vídeo é destinado a alunos do ensino básico e secundário, professores, funcionários e pais.
Memória descritiva:
I. Duração
O vídeo tem uma duração de 1minuto, de forma a ser conciso, envolvente e criando impacte na comunidade, através do “suspense e terror” do mesmo.
II. Estrutura do Vídeo
O vídeo está dividido em duas seções fundamentais: a consciencialização do problema e a intervenção já feita a nível de escola.
Nesse sentido, pretende-se:
- Explicar a importância da reciclagem destes materiais.
- Consciencializar para os impactes ambientais e de saúde pública causados pelo não recolha ou recolha inadequada inadequado de pilhas e REEEs.
- Mostrar como e onde as pilhas e os REEEs podem ser / são entregues na escola.
- Apresentar os pontos de recolha disponíveis na comunidade.
- Incentivar os alunos e a comunidade escolar a participar na recolha de pilhas e REEEs.
- Informar sobre campanhas e programas de reciclagem na escola.
III. Planeamento e Produção
- Roteiro: Foi idealizado e escrito um roteiro detalhado cobrindo todos os pontos acima indicados.
- Storyboard: Foi criado um storyboard, com auxílio das ferramentas digitais gratuitas ao dispor, para planificar as cenas do vídeo.
- Equipamento: Utilizaram-se câmaras de smartphones e software de edição de vídeo: iMovie.
-Produção: Foram recolhidas imagens dos pontos de recolha e processos de reciclagem.
- Edição: Foi editado o vídeo.
6. Divulgação
-Pretende-se Apresentar o vídeo em sala de aula e durante eventos escolares.
-O vídeo foi alojado na plataforma YOUTUBE e será divulgado nas redes sociais da escola.
-O vídeo está a ser visionado no display digital situado no átrio principal da escola.
7. Feedback
-Pretende-se avaliar a eficácia da campanha através da quantidade de pilhas e REEEs recolhidos.
Vídeo (publicado previamente numa plataforma vídeo, por exemplo, no YouTube ou Vimeo):
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.