Trabalhos 2023-2024

Campanha REEE | Faz do Velho, Novo

3º Escalão: escolas com ensino secundário, profissional e superior

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)

Nome e idade do(s) aluno(s):
André Guerreiro, Beatriz Ribeiro, Carolina Reto, David Chagas (média de 19 anos)

Título do vídeo:
FAZ A TUA PARTE! Faz do Velho, Novo…

Guião da campanha:
A encenação foi feita com recurso a quatro atores (estudantes), com os personagens a seguir apresentados.
O personagem principal: será a pessoa com a intenção de descartar a pilha e terá uma espécie de monólogo.
O “anjinho”: será a personagem a referir o local correto de descarte da pilha.
O “diabinho”: será a personagem antagonista ao anjinho, onde o mesmo tenta fazer o personagem principal a descartar a pilha em local indevido.
O personagem neutro/alívio cómico: esta personagem não terá grande atuação. Apenas servirá como alívio cómico ao “levar” com a pilha na cabeça. (ninguém vai levar com a pilha de verdade, a “pilha” baterá na cabeça do personagem com recurso à edição de vídeo).
Na cena final, todos aparecem junto ao Depositrão, onde indicam que aquele é o local correto para deposição de pilhas e também para deposição de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos. Nesta cena, o personagem neutro tem um penso na cabeça, de forma a criar uma conexão entre os eventos passados na p

Memória descritiva:
Integrado na unidade Curricular de Gestão de Resíduos II do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, do Politécnico de Lisboa, e para o projeto Geração Depositrão, os estudantes André Guerreiro, Beatriz Ribeiro, Carolina Reto e David Chagas produziram o vídeo “FAZ A TUA PARTE! Faz do Velho, Novo…”, para mostrar aos mais novos ondem devem ser depositados os Resíduos de Equipamento Elétricos e Eletrónicos (REEE) e em particular as pilhas e acumuladores portáteis. Todos os estudantes envolveram-se na realização do guião, tendo por base pesquisa realizada junto da entidade gestora (ERP Portugal) e de operadores licenciados.
Para a concretização do spot foi utilizada uma câmara de filmar, tripé e microfone de lapela. Foram ainda utilizados alguns adereços, nomeadamente: aureola e asas (anjinho), assim como tridente e hastes (diabinho). Para a última cena, foi também utilizado o Depositrão. A edição do vídeo foi feita com recurso ao software DaVinci Resolve (versão gratuita).

Vídeo (publicado previamente numa plataforma vídeo, por exemplo, no YouTube ou Vimeo):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios