Trabalhos 2023-2024

Upcycling | Constrói o teu Depositrão

Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)

Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):

Nome e idade do(s) aluno(s):
Alice Oliveira Gomes Nogueira (7 anos)
Almir Ahmed Ferro (7 anos)
Arthur Santos Sousa (6 anos)
Bernardo Maria Franco Monteiro Barreiros Coxo (6 anos)
Constança Belo Madeira (6 anos)
Duarte Nuno Amaral Viegas (6 anos)
Emanuelle Rodrigues Oliveira (7 anos)
Enzo Bento Pé-Leve (6 anos)
Filipa Afonso Costa Xavier (6 anos)
Gustavo Silva Patrocínio (7 anos)
Joana Lazana Falé (6 anos)
João Maria Cardoso Gomes (7 anos)
Lourenço Marques Major (6 anos)
Madalena Raposinho Batista (6 anos)
Margarida Cartax

Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
Os materiais utilizados na construção do Depositrão foram:
- 2 caixas grandes de papelão (base e forma do Depositrão);
- Fita cola pintor (para colar as caixas de papelão e dar a forma de paralelepípedo aberto);
- agrafos (para reforçar as arestas da forma do Depositrão);
- cola branca (para colar os retalhos de ganga no papelão e para passar por cima da ganga e reforçar as faces da forma do Depositrâo);
- pincéis (para pincelar a cola branca);
- ganga (a roupa velha e usada de ganga trazida pelos alunos foi cortada em retalhos e, posteriormente, colada nas faces da forma do Depositrão).

Informação sobre os resíduos que podem ser colocados no Depositrão:
No Depositrão podemos colocar eletrodomésticos e outros equipamentos eletrónicos velhos ou estragados (televisões, computadores, tablets, impressoras, relógios, balanças, rádios, telemóveis, caixas de música, monitores, secadores, torradeiras, aquecedores, …). Para além de eletrodomésticos e outros equipamentos eletrónicos, podemos colocar no Depositrão pilhas e lâmpadas usadas.

Memória Descritiva:
O trabalho foi realizado por um grupo de 25 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos, na disciplina de Artes Visuais. Os alunos foram os principais protagonistas desta atividade, pois foram eles que trouxeram as caixas de papelão e os tecidos de ganga, os quais possibilitaram a criação da obra final. Com as caixas de papelão construíram, com a ajuda dos professores, um paralelepípedo aberto. Reforçaram as arestas com fita cola de pintor, após os professores terem agrafado as mesmas. Cortaram as roupas de ganga usadas e em fim de vida, pincelaram a caixa com cola branca, colaram os retalhos de ganga e voltaram a pincelar por cima do tecido, até finalizar o trabalho.
Para além de todo o trabalho manual, os alunos trabalharam também nas aulas de Estudo do Meio e de Cidadania e Desenvolvimento, a necessidade e a importância da recolha de materiais eletrónicos, eletrodomésticos, pilhas e lâmpadas usadas (Política dos 3 “R”). Este conhecimento e informação foi depois utilizado para fazer um flyer sobre o Depositrão na aula de Português. Para finalizar o projeto e apresentar o mesmo a todos os colegas da escola, um grupo de alunos foi de sala em sala falar um pouco sobre o Depositrão e a sua função.
As técnicas utilizadas foram a montagem, o recorte, a colagem e a pintura. Os pedaços de ganga utilizados, já usados, foram recolhidos e facultados pelos pais dos alunos. Foi utilizado outro material como a cola branca, os pincéis e as caixas de papelão, cujo cartão serviu de base ao trabalho. Para fortalecer o fundo da caixa do Depositrão, foi utilizada uma palete reutilizada que foi colocada debaixo do Depositrão.

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios