Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Constrói o teu Depositrão
Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
João Gustavo Delgado, 5º ano, 10 anos. Carolina Rodrigues, 5º ano, 10 anos. Martim Cardoso, 5º ano, 11 anos.
Inês Rodrigues, 5º ano, 11 anos. Matilde Rodrigues, 5º ano, 11 anos. Alice Figueira, 7º ano, 12 anos. Carolina Évora, 7º ano, 13 anos. Ângela Costa , 8º ano, 14 anos.
Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
Materiais reutilizados incluindo caixas de papelão retiradas da reciclagem, cartolinas, marcadores e papel de cenário.
Informação sobre os resíduos que podem ser colocados no Depositrão:
Em cada uma das faces do depositrão é realizado um tipo de reciclagem.
Lado 1: Papelão, cartão e papel.
Lado 2: Plástico, embalagens, pacotes de leite, garrafas, latas.
Lado 3: Vidro, garrafas.
Lado 4: Lixo orgânico, restos de comida, cascas de frutas, lenços e papeis usados.
Memória Descritiva:
Tendo como principal objetivo explorar a reutilização de materiais e a sustentabilidade de forma prática e criativa, fomos desafiados a construir um depositrão para a Escola Básica 2,3 Professor Delfim Santos. Essa iniciativa visa promover a cooperação entre os alunos, professores e a comunidade escolar, fortalecendo a conexão entre todos. Através desse processo colaborativo, os alunos desenvolveram suas habilidades práticas e lúdicas, bem como suas capacidades de trabalhar em equipa para alcançar objetivos comuns. Os alunos foram encorajados a construir um objeto único e funcional, cheio de personalidade e deram vida à materiais que já não seriam utilizados. Nesse sentido, o objetivo do projeto foi criar uma área dedicada à coleta, armazenamento e redistribuição de materiais reutilizáveis, a fim de reduzir o desperdício e incentivar a economia circular na comunidade escolar.
Nosso depositrão foi construído a partir de materiais reutilizados, como caixas de papelão retiradas da reciclagem, cartolinas, marcadores, restos de EVA e papel de cenário. Trata-se de uma estrutura móvel e adaptável, que pode ser configurada de diferentes formas: como um cubo, em zig-zag ou em linha. Cada face do cubo apresenta um personagem animado e está associada a uma cor específica para facilitar a identificação dos materiais recicláveis: azul para papel/cartão, verde para vidro, amarelo para plástico e laranja para resíduos orgânicos. As bocas dos personagens servem como locais de depósito da reciclagem, tornando o processo lúdico ao associar a reciclagem à alimentação, que transforma resíduos em matérias-primas reutilizáveis. As informações sobre os tipos de materiais recicláveis foram incluídas em cada face do cubo.
Os alunos, juntamente com a professora, recolheram os materiais necessários para a construção do objeto. A escolha dos materiais foi feita com base na função e dimensão proposta, já que o depositrão deveria medir pelo menos 1m³. O uso de papelão foi considerado o mais adequado por ser leve e fácil de transportar. A construção levou em consideração a variedade de formas que a estrutura poderia ter, permitindo a separação de diferentes tipos de materiais recicláveis. Com a ajuda dos alunos, começamos desenhando o protótipo do depositrão, onde os estudantes puderam opinar sobre as formas e detalhes do objeto. Após a coleta dos materiais, iniciamos o corte das laterais do depositrão. Cada parte foi colada com fita adesiva e cola quente. Em cada face foi colocado um prisma triangular móvel, que serve como depósito para o saco de lixo. A decoração de cada lado do cubo foi feita com cartolinas nas cores correspondentes à reciclagem e com desenhos de personagens detalhados em EVA. Os alunos participaram de todo o processo, sob a orientação da professora. Foram feitos registros das etapas mencionadas. A atividade foi realizada no âmbito do Centro de Atividades Level UP.