Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Política dos 3´Rs
Escalão 2: escolas do 2º e 3 ciclos
Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Ana Afonso, Ana simões, Anastácia Phomiy, Érica Santos, Filipa S. José, Gabriela Alves, Iara Barros, Lara Rodrigues; Gabriela Alves; Genesis Aguirre; Iara Barros; Lara Barros; leonor Correia, Martim Ferreira, Miguel Estima; Miguel Coelho; Renato Pereira; Rodrigo Varino; Tiago Antunes; Tiago Antunes; Tomás Andrade; Tomás Simões; Valentim Gomes
Idade compreendida entre os 13 e os 15 anos.
Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
Na construção do "R" foram utilizados alguns dos materiais que a escola recolhe, nomeadamente rolhas de cortiça, tampinhas de plástico, cápsulas de café, embalagens tetra pack. Utilizámos também CDs, latas de coca cola, rolos de cartão das máquinas registadoras, restos de tecido, esferovite, serpentinas, talheres de madeira de take away(usadas).
Informação da importância do “R” escolhido:
O "R" escolhido foi o "Reciclar", para sensibilizar e alertar os alunos para a necessidade de transformar um" produto "que não pode ser mais utilizado, noutro passível de ser usado. Na nossa escola, entre outros exemplos, escolhemos a compostagem para ensinar que quando colocam no compostor os restos de fruta, legumes, borras de café, cascas de ovos entre outros resíduos fazemos. Reciclagem acontecer. Aquilo que já não serve e que iria parar ao aterro sanitário, vai transforma-se em matéria orgânica e vai ser útil para a fertilização das plantas, evitando a utilização de fertilizantes industriais de síntese. Por outro lado, em casa de cada um, os recursos devem ser aproveitados ao máximo, temos de aumentar o tempo de vida útil dos aterros sanitários , reduzindo, desta forma, a emissão de gases e de estufa. O nosso "R" contribui para o desenvolvimento sustentável, para a economia circular, despertando nos alunos hábitos de cidadania e consciência ambiental e de compromisso com o futuro. O hábito de ter pro
Memória Descritiva:
O desafio para a construção do "R" foi feito a uma turma do oitavo (8ºA) nas disciplinas de CN e Artes com a colaboração do "Atelier Vamos Proteger o ambiente?", uma vez que no oitavo ano é abordado o tema "Sustentabilidade na Terra". Na aula de CN, os alunos visionaram um PPT sobre e o tema da economia circular, partiram para a ação, envolvendo-se na dinâmica da compostagem. Assistiram a um workshop sobre como fazer compostagem e sua importância para a economia circular. Experienciaram a atividade. Pela escola deram conta da existência de várias recolhas de cápsulas de café, rolhas de cortiça, embalagens tetrapack; tampinhas, Reee's e de novos produtos que esses materiais podem originar. Tomaram consciência da importância da Reciclagem e idealizaram o "R" em 3D cuja estrutura foi construída com cartão de caixas de fraldas recolhidas num lar, com cerca de 1,75 m de altura e decorado com outros materiais em fim de vida, já mencionados. Este trabalho foi desenvolvido de forma criativa e empenhada, com a colaboração das professoras de Artes e do Atelier. Com este trabalho pretende-se que os alunos adotem comportamentos de cidadania ativa e justa, coerentes com o desenvolvimento sustentável e valorizem a importância da economia circular.