Trabalhos 2024-2025
Upcycling | Biodiversidade com REEE
- 1º Escalão: jardim de infância e escolas de 1º ciclo
- 2º Escalão: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Amadora ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI da Mina (Amadora)
Começou com a escolha da espécie autóctone de Portugal. Os alunos decidirem fazer o trabalho com recurso a tampas de plástico. Um encarregado de educação ajudou na construção da base e no corte dos arames. Todos os alunos furaram as […]
Ver a página do trabalho aqui.
Arganil ( 1 trabalho )
Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Processo de construção; metodologia utilizada; envolvimento dos alunos: Para dar início à construção do nosso javali, começámos por reutilizar as pernas de um banco antigo, que foram pintadas com tinta preta. Estas serviram de base para as patas do animal […]
Ver a página do trabalho aqui.
Arruda dos Vinhos ( 1 trabalho )
Centro Escolar de Arruda dos Vinhos (Arruda dos Vinhos)
Os alunos do JI acompanhados pela professora de educação especial, Marlene Viana, foram criativos, empenhados e envolveram-se na construção do corpo da osga, com recurso a resíduos REEE. Os resíduos foram unidos com cabos elétricos, fita-cola e cola líquida. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Campo Maior ( 1 trabalho )
Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)
Um trabalho muito motivador para os nossos alunos não só pelo simbolismo da ave escolhida como também pela animação que foi desmontar os equipamentos eletrónicos. O processo criativo decorreu na oficina das ciências e companhado pelos coordenadores eco escolas, Carlos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Évora ( 1 trabalho )
Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)
Os alunos, sob supervisão do coordenador, desmontaram o aspirador (para retirar o motor), e desmontaram o visor da calculadora, fazendo-lhe 2 furos para aparafusar ao aspirador. Das duas varinhas, aproveitou-se a parte superior de uma delas para o pescoço e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ferreira do Zêzere ( 1 trabalho )
Centro Escolar de Areias (Ferreira do Zêzere)
Este trabalho foi elaborado pela Inês Godinho e pela sua família, em casa. Eles escolheram a Girafa porque é um animal do qual gostam e acham engraçado devido ao seu tamanho e pescoço. Fizeram uso de materiais reciclados. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lisboa ( 1 trabalho )
Externato das Pedralvas (Lisboa)
A turma do 3º ano começou por pesquisar a flora e fauna autóctone de Portugal e acabou por escolher o cágado-mediterrânico porque achou muita graça ao nome. De seguida, procuraram no Depositão da escola, equipamentos que pudessem servir para a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Matosinhos ( 1 trabalho )
Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
Após apresentação da proposta aos alunos, com leitura e análise do regulamento de participação na atividade, efetuou-se uma votação e a participação foi aprovada por unanimidade. De acordo com os pressupostos do regulamento, realizou-se uma investigação, em grupo, com recurso […]
Ver a página do trabalho aqui.
Oeiras ( 1 trabalho )
Colégio Monte Flor (Oeiras)
O processo de construção do ganso iniciou-se com uma fase de sensibilização sobre os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e os seus impactos ambientais. Em seguida, os alunos participaram na recolha de materiais, com o apoio das famílias […]
Ver a página do trabalho aqui.
Paços de Ferreira ( 1 trabalho )
Escola Básica de Arreigada (Paços de Ferreira)
Inicialmente os alunos investigaram sobre que animal poderiam fazer a escultura. Em seguida fizeram "croquis", perspetivando como a podiam construir. Tendo em conta que fazemos recolha de eletrodomésticos e equipamento eletrónico em fim de vida, deslocaram-se ao local onde está […]
Ver a página do trabalho aqui.
Praia da Vitória ( 1 trabalho )
Divertiláxia, Creche e Jardim de Infância (Praia da Vitória)
começamos por procurar imagens do priolo, e fazer o desenho em cartão e colorir as partes brancas e pretas. depois cortamos os diversos fios elétricos provenientes dos equipamentos que recolhemos no depositrão. de seguida colamos os fios. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Setúbal ( 1 trabalho )
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Na Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal, vive-se diariamente uma verdadeira cultura ecológica. Acreditamos que a natureza é um bem precioso, um legado a preservar com amor, respeito e ações concretas. Com este espírito, a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sintra ( 2 trabalhos )
Colégio da Beloura (Sintra)
Depois de observarmos os pequenos REEE recolhidos no depositrão conversámos sobre o que as crianças gostavam de representar com alguns deles. Após conversarmos sobre a fauna e a flora da nossa comunidade percebemos que havia muitas aranhas próximo de nós […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI de São Marcos n.º 2 (Sintra)
Este projeto foi desenvolvido de forma colaborativa, envolvendo as crianças da sala. Cada grupo foi responsável por uma fase do processo. Incentivou-se a criatividade, o trabalho em equipa e a consciência ambiental. A construção da escultura permitiu unir arte, ciência […]
Ver a página do trabalho aqui.
Tavira ( 1 trabalho )
Escola EB1 de Cabanas de Tavira (Tavira)
O trabalho iniciou-se com o desenho e recorte de um Cavalo-Marinho em pladur, que teve a ajuda e colaboração de um elemento da nossa comunidade local. Posteriormente, os alunos fizeram uma pasta de papel de jornal embebida em água e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Torres Vedras ( 2 trabalhos )
Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)
Enquadramento do Projeto Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 3.º e 4.º anos da Escola do Ramalhal, no âmbito de um projeto de educação ambiental, com o objetivo de promover a consciência ecológica e a valorização da biodiversidade local. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB Carlos Bernardes (Torres Vedras)
As crianças aderiram ao projeto com entusiasmo e numa 1ª fase fizemos uma pesquisa na internet sobre a espécie escolhida e o facto de poder ser observada aqui, tão perto, foi um dos principais fatores que levaram à sua escolha. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Gaia ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI de Megide (Vila Nova de Gaia)
A primeira fase do projeto consistiu na criação de uma ovelha com materiais reutilizáveis diversos, como garrafões e garrafas de água, rolos de papel higiénico, rolhas, tampas, caixas de ovos e outros elementos do quotidiano. Esta primeira escultura serviu como […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alvaiázere ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)
Intervenientes O grupo do Clube de Artes, com alunos do 2.º e 3.º Ciclos, da Escola Básica e Secundária de Alvaiázere, procurou desenvolver a ideia acima referida apenas a partir do final do 2.º período, tendo tido pouco tempo para […]
Ver a página do trabalho aqui.
Arouca ( 2 trabalhos )
Escola Secundária de Arouca (Arouca)
Trabalho realizado por 10 alunos, entre 12 e 18 anos, que desenvolvem competências de APS (Autonomia Pessoal e Social) e aprendizagens substitutivas no CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem) e orientado por professores de Educação Especial. Utilizou-se a metodologia de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 de Arouca (Arouca)
Memória Descritiva com informações, relativas ao processo de construção da escultura (materiais utilizados, metodologia utilizada e envolvimento dos alunos). • Trabalho realizado por 5 alunos, entre 11 e 14 anos, que desenvolvem competências de APS (Autonomia Pessoal e Social) e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lisboa ( 1 trabalho )
Externato de S. José (Lisboa)
Este trabalho foi proposto a quatro turmas do 8º ano e participaram cerca de 20 alunos de forma muito empenhada. Foram elaborados excelentes trabalhos, desde vacas açorianas, a lontras marinhas. Este trabalho foi escolhido pela qualidade, criatividade e envolvimento do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Mafra ( 1 trabalho )
Colégio Miramar (Mafra)
O trabalho foi desenvolvido em interdisciplinaridade entre as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Tecnológica, no âmbito dos temas “Educação Ambiental” e “Educação para a Sustentabilidade”. Participaram na atividade alguns alunos de 3 turmas de 6.º ano de escolaridade. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Matosinhos ( 1 trabalho )
Alternância - Escola Profissional (Matosinhos)
Projeto: Geração Depositrão B – Escultura Lobo-Ibérico com Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) Título: O Uivo da Reciclagem A crescente produção de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) representa um dos maiores desafios ambientais da atualidade. Este […]
Ver a página do trabalho aqui.
Montemor-o-Novo ( 1 trabalho )
Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)
A Escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo, participa na atividade - Upcycling Biodiversidade com REEE, com a participação dos alunos do 5ºano turma F na disciplina de Educação Tecnológica e com a coordenação da professora Ana Rosa Bravo, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Nisa ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)
O processo teve início com a recolha e triagem dos REEE e a separação segura dos componentes perigosos. De seguida, foi elaborado um esboço da sardinha em papel, que serviu de inspiração para um encarregado de educação cortar um pedaço […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ourém ( 1 trabalho )
Colégio do Sagrado Coração de Maria (Ourém)
O trabalho apresentado foi realizado por uma aluna de 5.º ano de escolaridade e contou com uma pequenina colaboração em casa. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Penamacor ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches (Penamacor)
Os alunos começaram por desenhar o projeto da biodiversidade com material REEE à escala, respeitando as medidas pedidas. Após o desenho do projeto e da recolha de material REEE, os alunos passaram para a concretização da sua “fuinha”. Os alunos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santa Cruz ( 2 trabalhos )
Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Santa Cruz - Camacha (Santa Cruz)
Reuniu-se o um grupo de utentes, onde foi abordada a temática da reutilização criativa de REEE e a sensibilização para a economia circular. Abordamos os utentes para a construção da escultura de uma ave autóctone. Com os materiais eletrónicos recolhidos, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Santa Cruz (Santa Cruz)
Na realização desta escultura, primeiramente elucidamos todos os envolvidos no projeto sobre a importância de reciclar e reutilizar materiais elétricos que possam deste modo ter uma segunda vida de forma artística. Em segundo lugar com a escolha deste projeto - […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santa Maria da Feira ( 1 trabalho )
Escola Básica de Argoncilhe (Santa Maria da Feira)
Foi publicado um poster na Escola, para informar acerca da existência do concurso: ATIVIDADE 2 – Upcycling – Biodiversidade com REEE. O poster também encaminhava os possíveis interessados para receberem apoio dos alunos do Clube Eco-Escolas. Um grupo de alunos […]
Ver a página do trabalho aqui.
São João da Madeira ( 1 trabalho )
Centro de Educação Integral (São João da Madeira)
A escultura apresentada é uma composição artística realizada sobre uma base de cartão reciclado, com o título “Biodiversidade REEE – Carvalho Português”. Trata-se de uma criação de cariz ambiental e educativo, cujo objetivo é sensibilizar para a importância da reutilização […]
Ver a página do trabalho aqui.
Torres Vedras ( 1 trabalho )
Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)
A escola participa na recolha de REE faz alguns anos. No entanto, foi a primeira vez que o desafio criativo foi lançado aos alunos. Assim, o projeto foi apresentado às turma do 1º ano dos cursos profissionais, tendo 2 grupos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Franca de Xira ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Vila Franca de Xira)
O Clude das Artes, que trabalha em parceria com o Programa Eco-Escolas, desafiou as seis alunas do clube a construir uma espécie nativa do rio Tejo, o Boga-de-Boca-Arqueada ou Boga- de-Lisboa, com materiais eletrónicos e elétricos em fim de vida, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes (Vila Franca de Xira)
A professora de Físico-Química apresentou o desafio à turma do 9ºF com um recurso digital sobre as espécies autóctones (vegetais e animais). As alunas escolheram a espécie para a escultura. Em seguida procedeu-se de acordo com os seguintes passos: 1º […]
Ver a página do trabalho aqui.
Viseu ( 1 trabalho )
Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)
No âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, foi apresentado o projeto aos alunos da turma H, do nono, tendo o aluno número 3, Arthur Jusviak de Oliveira, escolhido o projeto. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa sobre as características da espécie […]
Ver a página do trabalho aqui.
Entidade Promotora

Parceiro

Apoios
