Trabalhos 2024-2025

Upcycling | Constrói o teu Depositrão

(todos os graus de ensino, sem escalões)

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):

Nome e idade do(s) aluno(s):
Martim Pato – 17 anos
Maksim Honcharyuk – 10 anos
Inês Osório – 16 anos
Duarte Algarve – 13 anos
Samuel Aleixo – 16 anos
Nuno Marques – 18 anos

Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
Para a construção deste Depositrão foram usados, essencialmente, materiais reutilizados: uma caixa grande de cartão, dos pacotes de farinha, cedida pelo Pingo Doce (parceiro Eco-Escolas), tiras de cartão de acondicionamento de produtos encaixotados, uma placa de cartão para a cobertura, folhetos publicitários antigos, pedidos nos hipermercados, fones danificados, computador e impressora, pincéis, tinta vermelha, tesouras, pistola e batons de cola quente.

Informação sobre os resíduos que podem ser colocados no Depositrão:
No nosso Depositrão podem ser colocados equipamentos elétricos e eletrónicos de pequeno porte, tais como: varinhas mágicas, balanças de cozinha, máquinas de café, picadoras, batedeiras, torradeiras, secadores de cabelo, ferros de engomar, relógios (de pulso e de parede), aquecedores e termoventiladores, computadores portáteis, monitores, tablets, ratos de computador, cabos, auriculares, auscultadores, consolas, impressoras, telefones e telemóveis, calculadoras, aparelhos de medir a tensão arterial, ferramentas elétricas (berbequim, aparafusadora, serra, etc.).

Memória Descritiva:
A construção do Depositrão ficou a cargo de um grupo de 6 alunos da turma D da escola de Ensino Especial (CSE) da APPACDM de Setúbal, portadores de deficiência intelectual, nomeadamente Trissomia 21, Paralisia Cerebral e Perturbação do Espectro do Autismo, apoiados pelas 2 professoras da sala. A motivação para a construção do Depositrão foi uma ação de sensibilização ambiental que consistiu no visionamento de uma seleção de imagens, em que os alunos teriam de identificar as atitudes corretas, relativamente à separação dos resíduos sólidos. Seguiu-se a construção do Depositrão, a partir de uma caixa grande de cartão, com as medidas previstas no regulamento, de acordo com os seguintes passos:
. Reparação da caixa, uma vez que se encontrava um pouco danificada, com recurso a tiras de cartão grossas e cola quente, de modo a que ficar mais resistente. Aproveitou-se a abertura frontal original, para servir de entrada para os objetos a depositar.
. Pintura da caixa com tinta vermelha.
. Recorte de imagens dos folhetos publicitários, exemplificativas dos objetos a colocar no Depositrão (enquanto se aguardava a secagem da tinta).
. Colocação da cobertura do Depositrão, constituída por uma placa de cartão, colada com cola quente.
. Colagem dos recortes nas partes laterais e frente. A opção pelo uso de imagens como forma de informação dos resíduos a depositar, em detrimento de informação escrita, prende-se com o facto de estarmos perante uma população escolar em que mais de 90 % dos alunos não tem adquirida a competência da leitura e escrita. Por conseguinte, a informação por imagens revelar-se-á mais eficaz na compreeensão da mensagem.
. Na parte frontal, os alunos optaram pela colocação da frase “Para o planeta salvar, os equipamentos em fim de vida AQUI deves colocar!”, dirigida a toda a comunidade escolar, apelando ao uso do Depositrão. O apelo é feito num balão de fala vindo de uma cabeça pensante, simbolizada por um cérebro (fios de fones estragados). Assim, pretende-se transmitir a ideia de que devemos utilizar a inteligência para encontrar outras formas, à semelhança da construção deste Depositrão, de diminuir o impacto ambiental negativo gerado pela ação do homem.
. Depois de concluído, o Depositrão foi colocado no átrio principal da escola, local de passagem de toda a comunidade educativa, e inaugurado com os aparelhos elétricos que alguns alunos trouxeram de casa.
. A divulgação foi também feita na página do facebook da escola, de forma a envolver o maior número possível de famílias e seguidores.
. Os alunos participantes revelaram muito entusiasmo e empenho, ao longo de todo o processo. No final, em jeito de avaliação, manifestaram a sua opinião sobre a forma como decorreu o trabalho e mostraram-se felizes com o desafio superado:
Somos Geração Depositrão (com orgulho)!

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