Trabalhos 2022-2023
Upcycling: Constrói o teu Traga-Pilhas
Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)
Nome e idade do(s) aluno(s):
Sala Verde 4/5 anos
Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
Para a realização deste desafio utilizamos os seguintes materiais: caixas de cartão, tampas de plástico, t-shirt velhas, meias velhas, restos de calças de ganga, pacotes de leite, copos de papel, bobines de linhas, luvas, tecidos, caixa de cereais, sobras de aparas das meias, jornais, balão, cola branca e cola quente.
Fotografias (4 imagens: PNG, JPEG):
Memória Descritiva:
A proposta desta atividade ao grupo de crianças foi bem aceite por todos. Em grande grupo conversamos o que poderíamos construir e quais os materiais a utilizar. Decidimos construir um SUPER TRAGA-PILHAS. Esta ideia surgiu porque este ano participamos no projeto Heróis da Fruta e no carnaval fomos mascarados de Heróis da Fruta.
O grupo primeiro foi procurar na sala que materiais de desperdício poderiam usar para a construção do traga pilhas. Utilizámos na sua construção vários materiais que temos na nossa. Depois de recolhidos os materiais demos inicio à nossa construção em que começamos por forrar uma caixa grande que seria o corpo e um balão que seria a cabeça( pois o grupo sugeriu que teria que ter corpo, cabeça, pernas, braços, mãos e pés), forramos com cola branca e jornais. No fim de estar seco pintamos a caixa fizemos buracos nas extremidades e em seguida pintamos a caixa de vermelho, na cabeça(o balão) colamos tampas para fazer a boca, olhos e orelhas, e com a caixa de cereais construímos uma máscara e forramos com tecido igual ao que tínhamos utilizado nos nossos disfarces no carnaval. Cortamos tiras de tecido de t-shirt velhas para fazer o cabelo. Depois começamos a colocar os braços e as pernas. Os braços foram duas bobines de linhas e as mãos foram feitas com luvas que primeiramente foram enchidas com as aparas de linhas(estas aparas e bobines são restos de materiais que uma fábrica de meias nos ofereceu). Também enchemos as meias com os restos das aparas das meias, colocamos os sapatos que foram feitos com os moldes que tinham vindo com umas sapatilhas, estes sapatos primeiro pintamos, fizemos buracos para colocar os cordões, estes cordões são a pega de sacos que têm defeito. Construímos também um escudo, com restos de cartões, pintamos e as letras forma feitas com restos de tecido de calças de ganga. Com os pacotes de leite cortados em tiras fizemos o cinto.
Por fim juntamos todas as partes à caixa e utilizamos copos de papel para fazer o pescoço. Dentro da caixa grande colocamos uma caixa mais pequena para ser o recipiente das pilhas. O grupo decidiu que esta caixa não poderia estar colada para quando ficasse cheia a pudessem tirar e despejar numa caixa maior.
Para terminar faltava só colocar uma capa, uma vez que o tecido que tínhamos na sala era cor de rosa, o grupo resolveu que afinal seria UMA SUPER TRAGA PILHAS.
No final ficaram muito contentes com o trabalho realizado e têm trazido muitas pilhas porque dizem “a nossa traga-pilhas precisa de comida”, sempre que trazem pilhas registamos na nossa tabela de recolha de pilhas. Este desafio foi realizado pelo grupo da sala verde do pré-escolar.