Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Constrói o teu Depositrão
Escola Secundária de Arouca (Arouca)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
ALUNOS: Dinis Teixeira (10 anos); Leandro Almeida (11 anos); Cláudio Rocha (13 anos); Guilherme Oliveira (15 anos); Leonor Rocha (12 anos); Maria Leonor Camacho (13 anos); Ema Pinho (14 anos); Rafaela Fonseca (14 anos); Mariana Oliveira (16 anos); Simão Martins (14 anos); Cândida Bianca Silva (17 anos); Diogo Duarte (19 anos) e Sérgio Pinho (18 anos).
PROFESSORES de Educação Especial envolvidos no projeto: Amélia Martingo, Fátima Reis, Flora Gomes, Maria da Luz Marques, Pedro Rocha e Rui Bastos.
Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
• 2 depósitos em fibra de vidro recolhidos no Ecocentro Municipal de Arouca
• 1 puxador de porta de frigorífico recolhido no Ecocentro Municipal de Arouca
• 2 dobradiças e respetivos parafusos e porcas
• Cola e veda
• 1 lata de 1l de tinta vermelha + rolo de pintura e pincéis
• 1 palete de madeira usada
• 2m de mangueira para proteção de rebordos
• Ferramentas diversas
• Fios elétricos (para adornar)
Informação sobre os resíduos que podem ser colocados no Depositrão:
Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, tais como: secadores de cabelo, torradeiras, batedeiras elétricas, telefones e telemóveis, leitores de mp3, televisões, computadores, monitores, impressoras, máquinas de café, ferros de engomar, balanças, máquinas fotográficas, rádios ou consolas, grelhadores, corta-relvas elétricos, lavadoras a pressão, entre outros.
Memória Descritiva:
Trabalho realizado por 13 alunos, com idades entre os 10 e os 19 anos, que desenvolvem competências de APS (Autonomia Pessoal e Social) e aprendizagens substitutivas no CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem) e orientados por professores de Educação Especial. Utilizou-se metodologia de projeto com envolvimento de todos os alunos. Os principais materiais usados foram depósitos de água em fim de vida, uma palete, fios elétricos e puxador, todos recolhidos no Ecocentro Municipal de Arouca, além de cola e veda, tintas, mangueira, dobradiças, parafusos e porcas. Os depósitos foram lavados, recortados e pintados. Foi construída uma porta para possibilitar a colocação dos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos no interior do Depositrão. Foi escolhido um local visível, acessível e apropriado para se colocar o Depositrão (junto da Receção da escola sede do Agrupamento) e foi ilustrado com imagens informativas pesquisadas pelos alunos sobre os resíduos que podem ser colocados no Depositrão.
Os alunos manifestaram muito entusiasmo, curiosidade e interesse, assim como muito empenho, dedicação e cooperação entre si nas tarefas desenvolvidas durante a construção do Depositrão. A atividade levou os alunos a conhecer locais e entidades de recolha e reciclagem de resíduos volumosos da localidade e permitiu o desenvolvimento de competências de autonomia e de responsabilidade cívica e ambiental – “Saber transformar o velho em novo” – capacitando-os para a vida adulta independente.