Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Política dos 3´Rs
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
14 crianças do 2º A com idades dos 7 aos 8 anos
Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
- Materiais: cartão, jornais, caixas de ovos, embalagens de cola, tesoura, lápis, cola.
Informação da importância do “R” escolhido:
Neste trabalho foi escolhido o R de Reutilizar porque os alunos referiram a vontade de voltar a usar os produtos/ embalagens dos produtos/ materiais nos seus trabalhos antes de os deitar fora, reduzindo assim o lixo produzido. Durante a realização do trabalho descobriram que esta prática, implementada na sala de aula, diminuía a produção de resíduos e promovia a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais protegendo o ambiente.
Assim Reutilizar ou voltar a usar produtos, mais de uma vez, com a mesma ou outras funções, antes de descartá-los, o que podemos fazer com imaginação,é importante pois dá um contributo enorme na gestão dos resíduos, por aproveitar a matéria prima que iria para o lixo, e levaria a nova exploração dos recursos naturais para a produção de novos produtos.
Memória Descritiva:
O desafio foi apresentado à turma através de um vídeos sobre a politica dos 3 R´s. Depois de discutido com os alunos as ideias apresentadas no vídeo, os alunos foram associando as mesmas às práticas usadas na escola e na sala de aulas. Durante a discussão os alunos referiram um espaço na sala onde têm os materiais que trazem de casa para reutilizar em trabalhos na sala como caixas de ovos, de cereais, rolos de papel higiénico, restos de lãs, tecidos, entre outros, bem como restos de materiais usados na sala (ex: aparas de lápis, caixas de materiais). Surgiu então a ideia de representar-mo um R para colocar nesse espaço, com alguns dos materiais ai existentes, bem como escolhida a palavra reutilizar, que os alunos também sugeriram representar. Logo colocaram mãos à obra e escolheram/ separaram os materiais que iriam usar. Depois em pequenos grupos foram dividindo tarefas, colar caixas, cortar caixas de ovos, rasgar jornal, fazer o R em cartão…
Durante todo o trabalho os alunos mostraram-se tão empenhados e interessados, que não queriam deixar o mesmo sem o terminar, e todos queriam fazer as diferentes tarefas.