Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Política dos 3´Rs
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Catarina Silva 12
Galileu Dias 17 anos
Gabriel Reinhoz 17 anos
Guilherme Semedo 14 anos
João Capitão 13 anos
Jorge Santos 17 anos
Yasmin Varela 13 anos
Luís Pimenta 12 anos
Jonas Pais 17anos
Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
O material utilizado foi: azulejo, cápsulas de café, cola quente, tinta, tampas de caixas de lápis de cor de cartão e uma rolha de cortiça.
Informação da importância do “R” escolhido:
Acolhemos este desafio com bastante entusiasmo, pois somos parte integrante de uma escola que defende o ambiente. Assim, trabalhámos a política dos 3 R´s de forma criativa, construindo o «R» de Reutilizar, usando materiais com criatividade e originalidade. No decurso da tarefa, fomentou-se a ideia que Reutilizar é muito importante no conceito de economia circular, pois devemos utlizar os produtos, de forma criativa, antes de os deitar ao lixo. Assim, a reutilização diminui a quantidade de resíduos domésticos.
Memória Descritiva:
Acolhemos este desafio com bastante entusiasmo, pois somos parte integrante de uma escola que defende o ambiente. Assim, trabalhámos a política dos 3 R´s de forma criativa, construindo o «R» de Reutilizar, usando materiais com criatividade e originalidade. No decurso da tarefa, fomentou-se a ideia que Reutilizar é muito importante no conceito de economia circular, pois devemos utlizar os produtos, de forma criativa, antes de os deitar ao lixo. Assim, a reutilização diminui a quantidade de resíduos domésticos.
O desafio proposto foi dado a conhecer aos alunos, definindo as etapas para a sua realização.
Primeiramente efetuou-se uma pesquisa acerca da economia circular e em seguida escolheu-se o «R» a trabalhar. Depois reuniu-se o material necessário à sua execução passando , por último, à concretização deste.
O material utilizado foi: azulejo, cápsulas de café, cola quente, tinta, tampas de caixas de lápis de cor de cartão e uma rolha de cortiça.
Este desafio foi muito importante para os alunos, na medida em que ficaram com um conhecimento amplo sobre a economia circular e com uma maior consciência de que devem colaborar para preservar e proteger o Planeta Terra.
A divulgação do trabalho elaborado pelos alunos, foi feita através da exposição deste num dos corredores da escola, localizado junto à sala de aula.
Os participantes deste desafio desenvolveram-no com motivação, interesse e empenho, pois consideraram ser um tema relevante para a Humanidade.