Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Política dos 3´Rs
Escalão 2: escolas do 2º e 3 ciclos
Escola Básica Dr. Alberto Iria (Olhão)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Ágatha Ferreira ; Carolina Mestre; David Gonçalves ; Débora Santos; Etifânia António; Evie Stancheva; Ketlyn Luchtenberg; Lara Barreiras; Marta Mestre; Matheus Santos; Miguel Jorge; João Conceição; Luciana Landim; Beatriz Pinto.
Idade dos alunos: 14 anos
Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
Foram utilizados os seguintes materiais: cartolina, pau de gelado, tampas de garrafas de água e de sumo, rolhas de cortiça, rolos de papel de cozinha, caricas, restos de um prato de plástico, restos de embalagens de plástico, papel de caixas de ovos, paus, cola.
Informação da importância do “R” escolhido:
Escolhemos o R de REDUZIR porque no nosso entender é o mais abrangente e o que trabalha mais a raiz do problema. Se se criar uma consciência acerca desta problemática, poderá ter grande impacto na economia circular.
Memória Descritiva:
Foi solicitado aos alunos que recolhessem materiais que iriam ser utilizados na construção de uma maquete feita com resíduos. Posteriormente e a fim de agilizar a sua execução durante as aulas de Ciências Naturais, os alunos agruparam-se e escolheram uma letra da palavra REDUZIR. A seu gosto e de acordo com a sua criatividade, os alunos da turma construíram as letras.
A temática da economia circular e da importância dos 3 R´s foi trabalhada ao longo das aulas. Complementarmente a esta atividade, os alunos criaram frases com ações concretas sobre como cada um de nós pode contribuir para a redução de resíduos, reduzindo assim, a pegada ecológica.