Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Política dos 3´Rs
Escalão 2: escolas do 2º e 3 ciclos
Escola Básica e Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Inês Pedro Freire Lopes, 13 anos
Maria Eduarda Bená Coradini, 12 anos
Leonor Costa, 13 anos
Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
Neste trabalho reutilizaram-se materiais. Usaram-se caixotes de resmas de papel, que iriam para reciclar, restos de tintas giotto que estavam guardadas em armários, latas e materiais que estavam nos ecopontos, para decoração da caixa e melhor identificação dos objetos a colocar lá.
Informação da importância do “R” escolhido:
Foram construídos vários do azul e do amarelo porque o objetivo foi mesmo usá-los nas salas de aula, uma vez que os que existem estão nos corredores e os alunos têm mais dificuldade em esá-los.
Optou-se pelo amarelo, pois especialmente no que diz respeito ao plástico, a sua maioria não é reciclável, sendo o desperdício para o meio ambiente algo de grande impacto ambiental mundial.
Memória Descritiva:
Os ecopontos construídos foram pensados numa perspetiva ambientalista, sempre evitando desperdício ou aquisição de mais materiais. Assim, usando os caixotes de resmas de papel, e usando até os desperdícios que os alunos da turma do 7ºD produzem, eles criaram os vários ecopontos, o mais simples possível, para que a informação principal não se perca. Nesta perspetiva contribuiu-se para a economia circular, começando na sua construção. Aos alunos foi explicado os problemas do plástico de uso único e as possibilidades na sua reutilização em objetos diversos, assim como do metal.