Trabalhos 2023-2024

Upcycling | Política dos 3´Rs

Escalão 2: escolas do 2º e 3 ciclos

Escola Básica de Argoncilhe (Santa Maria da Feira)

Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):

Nome e idade do(s) aluno(s):
Beatriz Costa, 14 anos; Beatriz Ramalho, 14 anos; Bruno Mota, 14 anos; Débora Mendes, 14 anos; Isabella Pereira, 14 anos; Leonor Carmo, 14 anos; Mafalda Ferreira, 13 anos; Maria Soares, 14 anos; Matilde Bastos, 14 anos; Sofia Robalinho, 14 anos; Yurii Zhyla, 14 anos.

Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
Materiais reutilizados: Uma tela velha, tinta vermelha, cola quente, teclas e rato de computadores avaliados, garrafas de plástico, embalagens de alimentos húmidos para animais, spray de tinta dourada.

Informação da importância do “R” escolhido:
Os alunos decidiram o significado do R após a realização de um inquérito na escola. Os resultados do inquérito revelaram que esta população está mais consciente da importância da reciclagem do que da importância da redução do consumo. Concluiu-se assim que se deveria chamar à atenção para a
importância da redução do consumo.
Reduzir o consumo é realizar um consumo consciente e evitar o desperdício. A redução do consumo é muito importante porque contribui para a preservação da biodiversidade, para a gestão sustentável de todos os recursos (renováveis e não renováveis) e para a redução da poluição.

Memória Descritiva:
Materiais reutilizados: Uma tela velha foi pintada de vermelho para servir de suporte aos seguintes objetos que foram colados com cola quente: teclas de computadores para construir a letra R, rato de computador, garrafas de plástico para completar as decorações, recortes de embalagens de alimentos húmidos para animais, para decorar a moldura.
Finalizou-se com um spray de tinta dourada.
Todo o trabalho foi realizado por um grupo de alunos que pertence ao Clube Eco-Escolas, sob a orientação da professora responsável pelo Clube. O trabalho não partiu de um plano definitivo, pois o decorrer do trabalho dependeu da combinação dos materiais disponíveis, tendo sido, por isso, uma oportunidade gratificante para os alunos, que participaram voluntariamente com um elevado grau de autonomia e criatividade.
Ao reutilizar materiais, praticou-se a redução do consumo. A minimização da extração de recursos e a maximização da reutilização dos recursos contribuem para a economia circular.

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios