Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Política dos 3´Rs
Escalão 2: escolas do 2º e 3 ciclos
Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Autores da palavra REDUZIR (9.ºF):
Matvii Oliferenko; Diogo Almeida; Catarina Almeida; Diogo Neves; Rodrigo Monteiro; Rafael Tavares; Francisco Feliciano; José Silva; Rafael Martim; Matilde Ferreira; Iara Ramos; Tomás Silva; Gonçalo Couto; Jéssica Marques; Pedro Santos; Leonor Santos
Autores da palavra REUTILIZAR (9.ºI):
Lara Mendes; Nádia Carvalho; João Silva; César Machado; Daniela Silva; Luana Sá; Renato Ramos; Lucas Couto; Maluh Luz; Beatriz Pereira; Gonçalo Silva; Henrique Gomes; Beatriz Silva; Ma
Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
Material comum: tesoura; x-ato; lápis; régua; fita cola; cola líquida/batom; cola quente.
Os materiais utilizados na construção de cada R são referidos, como solicitado, na respetiva memória descritiva.
Informação da importância do “R” escolhido:
IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA CIRCULAR DE REDUZIR (9.ºF):
A redução de resíduos é um dos principais objetivos da economia circular, que visa promover uma produção e consumo sustentáveis.
A redução de resíduos permite poupar recursos naturais e diminuir a poluição e a degradação ambiental, protegendo os ecossistemas. Por outro lado, a redução do consumo leva à redução dos resíduos, o que facilita a sus gestão, que é um grande problema para as concentrações humanas.
Uma vez que a economia circular visa manter os produtos em uso durante um maior tempo possível a redução é essencial para esse objetivo.
Em conclusão, a redução é fundamental para o aumento da eficiência da produção para que os bens durem mais tempo, para que se reduzam os custos da produção e para a sustentabilidade.
IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA CIRCULAR DE REUTILIZAR (9.ºI):
A reutilização é muito importante para a economia circular porque mantém os produtos em uso durante mais tempo, evitando a produção de resíduos e poupando recursos natura
Memória Descritiva:
Na disciplina de Geografia, a lecionação do tema "Alterações ao ambiente natural", em três turmas do 9.ºano, foi realizada numa perspetiva sistémica e holística, a partir dos 7Rs da Sustentabilidade. Em vez de estudarem os problemas dos subsistemas do Sistema Terra (atmosfera; hidrosfera; geosfera; biosfera) de forma linear e sequencial, os alunos foram desafiados a compreender as causas, consequências e soluções que os afetam a partir das suas ações diárias, enquadrando-as nos 7Rs da sustentabilidade. Desta forma, compreenderam que os seus comportamentos enquanto consumidores podem contribuir para agravar ou atenuar os problemas ambientais que afetam os vários subsistemas do Sistema Terra.
Após o estudo da evolução do conceito de sustentabilidade e da política dos 3R, dos 5R e dos 7R, foi apresentado o desafio UPCYCLING | POLÍTICA DOS 3´RS aos alunos das três turmas. Em conjunto, foi definido o tipo e o tamanho da letra: 40 cm a primeira letra da palavra e 30 cm as restantes e todas as indicações respeitantes ao desafio foram inseridas na Classroom.
Os 3R foram distribuídos em função do número de letras da palavra e de alunos da turma. Assim, a palavra REDUZIR foi elaborada pelo 9.ºF; REUTILIZAR, pelo 9.ºI; e RECICLAR pelo 9.ºC.
Divididos em tantos grupos quanto o número de letras do R atribuído à turma, os alunos escolheram a letra que desejavam construir. Com a ajuda do projetor, foram elaborados moldes das letras com a dimensão definida. De seguida, cada grupo elaborou o projeto, pensando nos materiais de que necessitaria, sendo dada uma semana para os alunos os arranjassem. Finalmente, cada grupo executou e uma letra, fotografando o processo (materiais; processo; resultado final).
Na aula agendada para entrega da letra, a palavra completa foi exposta na sala de aula e a turma refletiu sobre a importância do R que lhe foi atribuído; em grupo, os alunos exemplificaram comportamentos diários que permitem a sua concretização, apresentando-os à turma, e discutiram o seu contributo para a economia circular. Foi estabelecida a relação entre o R e os maiores desafios ambientais que constam das metas dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
- ODS 6 Água Potável e Saneamento
- ODS 7 Energias Renováveis e Acessíveis
- ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis
- ODS 12 Produção e Consumo Sustentáveis
- ODS 13 Ação Climática
- ODS 14 Proteger a Vida Marinha
- ODS 15 Proteger a Vida Terrestre
As palavras estiveram expostas na sala onde se realizou o workshop “Os 7R da Sustentabilidade”, dinamizado pelos alunos do Projeto Erasmus+ My Actions Our Future, no qual participam alguns alunos das turmas envolvidas. Durante o Dia do Agrupamento, esse workshop teve como público-alvo seis turmas, do 2.º e 3.º ciclos.
IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA CIRCULAR DE REDUZIR (9.ºF):
A redução de resíduos é um dos principais objetivos da economia circular, que visa promover uma produção e consumo sustentáveis.
A redução de resíduos permite poupar recursos naturais e diminuir a poluição e a degradação ambiental, protegendo os ecossistemas. Por outro lado, a redução do consumo leva à redução dos resíduos, o que facilita a sus gestão, que é um grande problema para as concentrações humanas.
Uma vez que a economia circular visa manter os produtos em uso durante um maior tempo possível a redução é essencial para esse objetivo.
Em conclusão, a redução é fundamental para o aumento da eficiência da produção para que os bens durem mais tempo, para que se reduzam os custos da produção e para a sustentabilidade.
IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA CIRCULAR DE REUTILIZAR (9.ºI):
A reutilização é muito importante para a economia circular porque mantém os produtos em uso durante mais tempo, evitando a produção de resíduos e poupando recursos naturais e energia. Ao aumentar a vida útil dos produtos, estamos a rentabilizar os materiais que foram consumidos no seu fabrico e a reduzir a necessidade de fabricar novos produtos. Desta forma, poupa-se energia e recursos naturais e protegem-se os ecossistemas, contribuindo para o desagravamento de problemas como as alterações climáticas e a perda da biodiversidade.
Em conclusão, a reutilização potencia a eficiência, a conservação de recursos e a poupança de energia, além de diminuir a produção de resíduos. Todos estes são objetivos que o modelo de economia circular pretende alcançar, em oposição à economia linear que não se preocupava com estes aspetos e deu origem a muitos problemas ambientais.
IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA CIRCULAR DE RECICLAR (9.ºC):
A reciclagem é fundamental para a economia circular pois impede que os resíduos sejam depositados em aterros sanitários, onde ficariam centenas de anos a decompor-se, correndo o risco de libertar poluentes para o ambiente. Em vez disso, promove a sua separação e seu encaminhamento para fábricas, onde entram no processo produtivo de novos produtos.
Assim preservam-se recursos naturais como minerais e água que foram usados no fabrico de produtos e que, através da reciclagem, são utilizados mais do que uma vez, não sendo preciso ir à Natureza retirar mais. Este processo poupa energia e contribui para a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa, pois o fabrico de produtos a partir de materiais reciclados consome menos energia do que fabricar a partir da transformação das matérias-primas.
Em conclusão, é a reciclagem que permite a existência da economia circular, pela constante reintrodução de materiais no ciclo produtivo, poupando recursos naturais e energia, diminuindo a produção de resíduos e promovendo um desenvolvimento sustentável.
Materiais utilizados pela turma 9.ºF no REDUZIR:
Cartão; serapilheira; rolhas de cortiça; pedaços de rede de pesca apanhados na praia; tampinhas de plástico; fio; jornal; pedaços de madeira; papel colorido.
Materiais utilizados pela turma 9.ºI no REUTILIZAR:
Cartão (caixa trazida do supermercado; de jogo de lençóis); latas de refrigerante; rolhas de cortiça; alumínio utilizado; embalagem de pincéis; pacote de bolachas; esfregão; CD; lã; joaninha (das que vêm com os ramos de flores); tecido de um envelope de feltro; vários telemóveis recolhidos em casa dos alunos; consola; grelha que veio de uma sucata; auriculares; argolas de latas de conservas; cápsulas de café; parte de segurar de duas giletes; base de um pacote de bolachas; cotonetes.
Materiais utilizados pela turma 9.ºC no RECICLAR:
cartão (reutilizado de uma caixa de encomendas; caixa pedida numa frutaria; caixa pedida em papelaria); tampas de garrafas de sumo e garrafões de água de plástico; rolhas de cortiça; canetas sem tinta; folha de alumínio; papel de origami que sobrou de trabalhos de matemática; garrafa de água de plástico; papel higiénico; papel de embrulho dos presentes de Natal.
Autores da palavra REDUZIR (9.ºF):
R - Matvii Oliferenko; Diogo Almeida; Catarina Almeida
E - Diogo Neves; Rodrigo Monteiro
D - Rafael Tavares; Francisco Feliciano
U - José Silva; Rafael Martim
Z - Matilde Ferreira; Iara Ramos
I - Tomás Silva; Gonçalo Couto
R - Jéssica Marques; Pedro Santos; Leonor Santos
Autores da palavra REUTILIZAR (9.ºI):
R - Lara Mendes e Nádia Carvalho
E - João Silva e César Machado
U - Daniela Silva e Luana Sá
T - Renato Ramos e Lucas Couto
I - Maluh Luz e Beatriz Pereira
L - Gonçalo Silva e Henrique Gomes
I - Beatriz Silva; Mariana Santos e Tatiana Almeida
Z - Maria Damaceno e Mariana Campos
A - Henrique Franco e Ricardo Guedes
R - Luís Teixeira e João Vieira
Autores da palavra RECICLAR (9.ºC):
R - Gonçalo Sabença; José Alves; Beatriz Pinto
E - Gabriel Pereira; Afonso Cardoso
C - José Miguel Fernandes; Diogo Vieira
I - Matilde Cardoso
C - Bárbara Alves; João Moreira
L - David Reis; Gonçalo Ribeiro
A - Nuno Duarte; Martim Silva; Afonso Silva
R - Jéssica Gomes; Cláudia Marques; Lúcia Pinto
Os alunos têm 14 e 15 anos, exceto três que têm 16.