Trabalhos 2023-2024

Upcycling | Política dos 3´Rs

Escalão 2: escolas do 2º e 3 ciclos

Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)

Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):

Nome e idade do(s) aluno(s):
Ana Clara C. Bastos - 12
Fábio Ferreira Portela - 10
Gabriel Amaral C. Batista - 10
Guilherme Daniel S. Sena - 12
Helena Santos Cruz - 10
Isac Domingos Esteves - 13
Lara Nunes Figueiredo - 11
Margarida Magalhães Marques - 11
Maria Magalhães Marques - 11
Mariana Guadalupe Cardoso - 11
Matilde Rodrigues Pereira - 10
Micaela Figueiredo Santos - 11
Rúben Alexandre M. Loureiro - 11
Serena Ferreira Lourenço - 13

Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
Para a construção do R, foram utilizados materiais como papel de jornal antigo, cartão, rolhas de cortiça, pedaço de aproveitamento de cartolina, farinha e água. Para afixação um placard antigo de cortiça.

Informação da importância do “R” escolhido:
Reduzir a quantidade de resíduos gerados na origem é a maneira mais eficaz de lidar com o problema dos resíduos. Menos resíduos significam menos necessidade de gestão e tratamento. Menos resíduos significam menos poluição. A produção de resíduos contribui para a contaminação do solo, da água e do ar, além de impactos negativos na fauna e flora. Reduzir o consumo desnecessário ajuda a conservar recursos naturais, promovendo um uso mais sustentável, garantindo que estes estejam disponíveis para as gerações futuras. Reduzir o consumo contribui para a eficiência energética global, pois menos produção significa menos emissões, redução da Pegada de Carbono. Reduzir impulsiona a economia circular, pois menos consumo significa menores gastos com a compra de materiais e produtos. Assim, como escolha primordial do R de Reduzir está na promoção da redução no consumo como forma de incentivar as pessoas a reconsiderarem os seus hábitos de consumo, levando a uma maior consciência ambiental.

Memória Descritiva:
Foi proposta a atividade aos alunos do 6.º H numa aula de Cidadania da escolha do R que consideravam mais importante e uma forma de o representar em 3Dusando materiais recicláveis, mostrando os seus benefícios. Os alunos foram organizados em grupo e decidiram que da política dos 3 R’s aquele que consideravam mais importante era “Reduzir”, pois se o fizessem logo no consumo, iria diminuir a necessidade de reutilizar e reciclar. “Reduzir” é crucial para a criação de um ciclo de consumo mais sustentável e para a redução do impacto ambiental associado à produção e ao tratamento dos resíduos. Ao priorizar a redução, estamos a dar um passo proativo e preventivo que beneficia o meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo. Os alunos sugeriram usar papel de jornal velho e fazer massa de papel para moldar a forma do R e as estantes letras de “Reduzir”. Meteram mãos ao trabalho e começaram a cortar o papel em pedaços pequenos. Outro grupo pesquisou mais informação sobre o “Reduzir” e registou a informação. Outro grupo passou à moldagem das letras e por fim o último grupo tratou de colar as rolhas de cortiça e a sua colocação no painel reaproveitado de cortiça para exposição. Todo este processo contou com a supervisão e auxílio da professora.

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios