Trabalhos 2024-2025

Em Busca da Pilha Perdida…

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Alternância - Escola Profissional (Matosinhos)

Nome e idade do(s) aluno(s):
Os Alunos têm idades entre os 15 e os 18 anos e os seus nomes são: Agostinho Manuel Silva Martins, António Monteiro dos Anjos, Cristina Cerqueira Americano, Fernando Santos Machado, Igor Henrique Carvalho Cardoso, Iúri Micael Marques Oliveira, João Pedro Silva Nogueira, Kayky Gouveia Rodrigues, Lisandro Filipe Conceição da Luz, Miguel Ângelo da Silva Gomes, Ricardo Filipe Oliveira Moura, Rui Manuel Teixeira da Silva Braga, Salvador da Silva Valente e Tiago Miguel Ventura Job

Título da BD:
Gestos Certos

Digitalização da história página a página (6 páginas A4: PDF):

Memória Descritiva:
Título do Projeto: Gestos Certos
A atividade foi realizada pelos Alunos do Curso de Operador de Informática 1º B
Tema: Educação Ambiental – Impacto do descarte incorreto de Pilhas
Formato: Banda Desenhada Educativa
Objetivo:
Sensibilizar os Alunos para os perigos ambientais associados ao descarte incorreto de pilhas, promovendo comportamentos responsáveis e sustentáveis através de uma linguagem acessível e apelativa: a banda desenhada.
Processo de Elaboração da História:
A história foi elaborada pelos Alunos, dando destaque às consequências que poderão existir devido à má reciclagem das pilhas.
A estrutura da história seguiu os seguintes passos:
1. Identificação de um problema (pilha colocada no lixo comum);
2. Intervenção de uma personagem orientadora;
3. Explicação das consequências ambientais;
4. Solução prática (uso do Pilhão);
5. Mensagem final de consciencialização.
Metodologia de Trabalho Usada::
• Discussão em grupo: Os Alunos participaram numa conversa inicial sobre o que sabem sobre pilhas e resíduos perigosos.
• Pesquisa orientada: Com apoio do Professor, exploraram os riscos ambientais associados às pilhas (contaminação do solo, água, ar, saúde humana).
• Criação de personagens: Em conjunto, imaginaram um personagem que simbolizasse boas práticas ambientais.
• Escrita colaborativa do guião: Os Alunos sugeriram falas, ações e mensagens para compor a história.
• Esboço: Com base nas ideias partilhadas, foi definido o layout da BD
• Digitalização e ilustração: O guião foi depois transformado em banda desenhada com imagens coloridas e linguagem acessível.
Envolvimento dos Alunos
Os Alunos estiveram envolvidos ativamente em todas as fases criativas:
• Sugeriram as personagens e ideias para o enredo;
• Participaram na redação dos diálogos;
• Fizeram esboços das cenas em papel;
• Escolheram as mensagens-chave que queriam passar aos colegas;
Este envolvimento contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico, da consciência ecológica e do trabalho em equipa dos nossos Alunos.
Professores: André Santos/ Tiago Martinho

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios