Trabalhos 2024-2025
Upcycling | Biodiversidade com REEE
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Escola EB Bairro da Comenda (Évora)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
3.º ano -8/9 anos
Nome da Espécie escolhida:
Cegonha-Branca
Motivo da escolha da Espécie:
- Tendo a Cegonha-branca uma ampla distribuição no Alentejo, é talvez, uma das espécies mais emblemáticas e mais conhecidas, pelas populações.
As Cegonhas-brancas podem instalar os seus ninhos em árvores. falésias e num vasto Leque de estruturas artificiais (telhados. chaminés, postes de electricidade, etc.). Podem criar isoladamente ou formar colónias.
Em Évora, existem alguns ninhos na cidade e nós temos um na nossa freguesia.
Sendo a Cegonha-branca uma espécie protegida pela Directiva 409/79 é importante, de uma forma apelativa e acessível para os mais jovens, dar a conhecer o seu habitat e as suas características.
Memória Descritiva:
Os alunos foram desafiados a fazer uma pesquisa sobre as características da Cegonha- branca e o seu habitat.
Em seguida, fomos verificar os materiais existentes no Depositrão para avançar para o projeto de construção do trabalho. Elaborado o projeto, selecionámos os materiais: um candeeiro articulado, fios elétricos, antenas de modem, ratos de computador…
Com estes materiais e com a utilização de cola quente fizemos a ligação das peças, mas faltavam-nos as asas. Construímo-las com plástico de uma embalagem do detergente da nossa escola. Assim, nasceu a nossa Cegonha-branca.
O trabalho de construção da nossa cegonha, realizou-se na aula de Artes Visuais e envolveu a participação de vários alunos.
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