Trabalhos 2024-2025
Upcycling | Biodiversidade com REEE
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Colégio Miramar (Mafra)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Marta Gomes (11 anos)
Teresa Henriques (12 anos)
Mariana Vicente (11 anos)
Miguel Ramos (12 anos)
Rodrigo Costa (12 anos)
Nome da Espécie escolhida:
Raposa (Vulpes vulpes)
Motivo da escolha da Espécie:
Escolhemos a raposa por ser um dos mamíferos mais representativos no nosso conselho, sendo inclusive uma das espécies que habita a Tapada Nacional de Mafra.
Memória Descritiva:
O trabalho foi desenvolvido em interdisciplinaridade entre as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Tecnológica, no âmbito dos temas “Educação Ambiental” e “Educação para a Sustentabilidade”.
Participaram na atividade alguns alunos de 3 turmas de 6.º ano de escolaridade. Numa fase inicial foi feito o estudo das espécies autóctones da nossa zona e selecionadas as espécies que se pretendiam representar por meio de uma escultura.
A construção das esculturas iniciou pela recolha de Resíduos Elétricos e Eletrónicos e Pilhas e Baterias. Após a recolha foram colocados em caixas os equipamentos passíveis de poderem ser utilizados e parte deles desmontados em peças menores.
De seguida procedeu-se à construção das esculturas utilizando, além dos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, cola quente e matérias de corte e preensão (tesouras e alicates).
Os alunos mostraram-se extremamente envolvidos nesta atividade tendo optado por dispensar muito do seu tempo livre na execução da mesma.
Após a finalização das esculturas, os docentes procederam à votação da escultura que melhor cumpre o objetivo, tendo-se optado pela escultura de uma raposa.
Entidade Promotora

Parceiro

Apoios
