Trabalhos 2024-2025
Upcycling | Constrói o teu Depositrão
(todos os graus de ensino, sem escalões)
Escola Básica e Secundária de Búzio (Vale de Cambra)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Bruno Almeida, Bruno Ye, Diana Ferreira, Juliana Lameira, Leonor Pinho, Leandro Ramos. Idade- 15 anos
Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
Cartão reutilizado (caixa grande); Tesoura, cola, fita-cola e cola quente; Tintas, marcadores e papel colorido para decorar; Folhas impressas com informações sobre o Depositrão.
Informação sobre os resíduos que podem ser colocados no Depositrão:
Pequenos REEE (equipamentos elétricos e eletrónicos)
Memória Descritiva:
Nas disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A, integrando o projeto Domínio de Autonomia Curricular - DAC, foi feita uma planificação em que se realizou a discussão sobre a problemática dos REEE e necessidade de um local de recolha; apresentação de ideias e esboços feitos pelos alunos para o design do Depositrão e a seleção dos materiais disponíveis na escola ou trazidos de casa.
Na fase de construção, foi feito o recorte e montagem das partes principais da estrutura com cartão resistente, o reforço das zonas estruturais com camadas adicionais de cartão pintura e decoração com mensagens ambientais.
Por fim, procedeu-se à instalação do depositrão, num local acessível - na entrada principal da escola (Ecoponto AEBÚZIO destinado à recolha de vários tipos de resíduos), assim como a aplicação de cartazes com informações sobre os tipos de resíduos aceites e a divulgação à comunidade para incentivar o uso do equipamento de recolha.
Os alunos participaram em todas as etapas do projeto: desde a recolha de materiais até à construção e decoração do Depositrão, as atividades foram desenvolvidas de forma interdisciplinar. Os alunos também atuaram como agentes multiplicadores, promovendo a correta separação e deposição dos resíduos por parte dos colegas e respetivas famílias.
Desenvolveram competências como a criatividade, o trabalho em equipa, o espírito crítico e a consciência ambiental.
Entidade Promotora

Parceiro

Apoios
