Trabalhos 2024-2025
Upcycling | Constrói o teu Depositrão
(todos os graus de ensino, sem escalões)
Escola EB 2,3 Fernando Távora (Guimarães)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
1 Ana Luís O. Mendes 10 anos
2 Beatriz Baptista Lima 9 anos
3 Duarte Marques Castro 9 anos
4 Guilherme Rodrigues Jesus 10 anos
5 Iris Carolina O. Silva 10 anos
6 Joana Barros Pereira 10
7 João Miguel C. Ribeiro 11
8 Jose Dinis M. Faria 9
9 Leonor Oliveira Mendes 10
10 Letícia Campos Carvalho 10
11 Luis Gonçalo R. Freitas 10
12 Margarida Silva Cunha 11
13 Maria João O. Mendes 10
14 Mariana Gonçalves Silva 10
15 Martim Boubacar L. Diallo 10
16 Martim Vila N. Oliveira 10
17 Pietro R
Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
Para a construção do Depositrão, foram utilizados materiais recicláveis e de fácil acesso, nomeadamente:
• 1 caixa de papelão de grandes dimensões (reciclada)
• Cartolinas/papel cenário coloridos e papel autocolante
• Tintas acrílicas e pincéis
• Cola quente e fita adesiva
• Tesouras e x-ato (manuseados sob supervisão)
• Rótulos informativos e imagens relacionadas com resíduos eletrónicos
• Sacos plásticos resistentes (para forrar o interior e facilitar a remoção dos resíduos)
Informação sobre os resíduos que podem ser colocados no Depositrão:
resíduos eletrónicos e elétricos.
Memória Descritiva:
O projeto foi desenvolvido em etapas organizadas da seguinte forma:
Planeamento: Em sala de aula (eco-aula), os alunos participaram numa sessão sobre a importância da reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos. Foi discutida a finalidade do Depositrão e elaborados esboços do design.
Recolha de Materiais: Os alunos, com a ajuda dos seus encarregados de educação, trouxeram de casa alguns materiais recicláveis necessários.
Construção: A montagem do Depositrão foi realizada em grupo/turma. Os alunos colaboraram na pintura e decoração da caixa, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre reutilização de materiais. O interior da caixa foi forrado com plástico para evitar sujidade e facilitar a limpeza.
Decoração e Informação: Foram aplicados cartazes informativos com instruções claras sobre o que pode ou não ser depositado no recipiente. As imagens utilizadas ajudaram a tornar o Depositrão mais atrativo e educativo.
4. Envolvimento dos Alunos
A construção do Depositrão foi um trabalho colaborativo, envolvendo todos os alunos da turma A, do 5º ano (19 alunos). Cada aluno teve um papel ativo, desde o planeamento até à execução final. Esta atividade permitiu o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipa, a criatividade, a responsabilidade ambiental e o sentido de cidadania.
5. Conclusão
A construção do Depositrão revelou-se uma experiência enriquecedora, que combinou aprendizagem prática com educação ambiental. O projeto contribuiu para sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da reciclagem e para a adoção de comportamentos mais sustentáveis.
Entidade Promotora

Parceiro

Apoios
