Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Política dos 3´Rs
Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Envolvimento dos alunos A turma começou por trabalhar a Política dos 3R´S de uma forma criativa com recurso a materiais informativos e didáticos presentes em vários sítios da internet, nomeadamente na ERP e na Geração Verdão. Foram abordados textos informativos, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Grande Colégio Universal (Porto)
É importante reciclar porque se poluirmos a camada de ozono ficará mais fina e a temperatura aumentará e morreremos. Hoje vimos que o pneu é indeterminado e o vidro demora um milhão de anos a desfazer-se. Grupo reutilizar- Rolhas de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Alheiras (Vila Nova de Gaia)
A Associação de Pais disponibilizou-se e construiu o Depositrão com recurso a umas tábuas de madeira que um dos elementos da mesma dispunha. O "R" escolhido foi o de Reciclar, uma vez que a maioria dos alunos acha muito importante […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Arreigada (Paços de Ferreira)
A temática dos 3 R´s foi trabalhada e por opção dos alunos decidimos optar pelo R de Reutilizar. Formamos o R a partir do recorte de uma caixa de papelão que existia das toalhas de papel usadas no WC. Forramo-lo […]
Ver a página do trabalho aqui.
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Acolhemos este desafio com bastante entusiasmo, pois somos parte integrante de uma escola que defende o ambiente. Assim, trabalhámos a política dos 3 R´s de forma criativa, construindo o «R» de Reutilizar, usando materiais com criatividade e originalidade. No decurso […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/PE Estreito de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)
O R apresentado foi construído na EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos, pelos alunos do 1º ano da turma A, constituída por 18 alunos, com o apoio do professor coordenador do projeto Eco-Escolas, Rúben Serrão, professora titular de turma, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Gavião (Gavião)
O grupo de crianças visualizou pequenos vídeos sobre a política dos 3 R´s e sobre o impacto que a reciclagem correta dos diferentes materiais pode ter para a sobrevivência do planeta. Seguidamente, as crianças decidiram que queriam fazer um "Pilhão" […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola/JI Fernando Teixeira Lopes (Cascais)
Com recurso ao material digital disponível no site, o desafio foi apresentado às nove equipas participantes dos "Jogos Olímpicos da FTL" como prova de expressões. Em grupo debateu-se sobre a importância, o contributo para o planeta de cada um dos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)
O trabalho foi desenvolvido no eco clube, seguindo a metodologia de projeto e envolvendo alunos das turmas do primeiro, segundo e terceiro ano. Após uma abordagem do desafio, os alunos escolheram o "R" que queriam apresentar, aos colegas das turmas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Universidade Sénior de Machico (Machico)
No âmbito do projeto Geração Depositrão e com vista à construção do Depositrão, decorreu de 06 a 24 de maio de 2024, uma recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos. Desta recolha, selecionámos o equipamento utilizado na atividade "Upcycling - Política […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Medelo (Fafe)
De forma a sensibilizar os alunos para a importância dos 3 R’s construímos uma família de mascotes, salientando a reutilização e a reciclagem. Na construção das mascotes utilizamos material de desperdício, assim como na preparação do espaço do Depositrão. Para […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica da Igreja Velha (Matosinhos)
Foi proposto aos alunos participarem neste desafio em debates que acontecem frequentemente sobre a importância de preservar o meio ambiente, em vários contextos relativos aos temas trabalhados transversais a todas as áreas do saber. Os alunos recordaram a política dos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Social de Torres do Mondego (Coimbra)
Para desenvolver o nosso trabalho, tivemos como ponto de partida a construção do eco ponto sensibilizando as crianças para a importância dos 3RS promovendo a reciclagem na nossa instituição e de um modo alargado a toda a comunidade. No Pré-escolar […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI de São Marcos n.º 2 (Sintra)
No tapete foi apresentado o processo de reciclagem bem como os ecopontos (Azul, verde e amarelo), através da visualização de um filme e diálogo. Em grande grupo, foi explicado qual o objetivo do trabalho. Decidimos criar três Ecopontos, o Azul, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)
O desafio foi apresentado à turma através de um vídeos sobre a politica dos 3 R´s. Depois de discutido com os alunos as ideias apresentadas no vídeo, os alunos foram associando as mesmas às práticas usadas na escola e na […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Sec. com 3.º Ciclo de S. Pedro do Sul (São Pedro do Sul)
Os alunos do clube quiseram fazer parte desta iniciativa e as ideias da construção do poster foi sua. Tiraram várias fotografias de caixotes do lixo e ecopontos e verificaram que não havia a correta separação do lixo. Arranjaram fotografias, recortaram […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)
Foi proposta a atividade aos alunos do 6.º H numa aula de Cidadania da escolha do R que consideravam mais importante e uma forma de o representar em 3Dusando materiais recicláveis, mostrando os seus benefícios. Os alunos foram organizados em […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Pêro Vaz de Caminha (Porto)
Numa primeira fase, os alunos participaram numa reunião com as coordenadoras eco-escolas para falarem sobre a temática e distribuição de atividades. De seguida, os alunos fizeram pesquisa na aulas de apoio ao estudo onde realizaram a pesquisa sobre o política […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária José Macedo Fragateiro (Ovar)
Os alunos foram desafiados, nas aulas de Educação Visual, a criar esculturas de animais do nosso mar reutilizando e reaproveitando materiais para uma finalidade estética e decorativa. os alunos organizaram grupos de trabalho para escolher um animal e procederam à […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)
Na disciplina de Geografia, a lecionação do tema "Alterações ao ambiente natural", em três turmas do 9.ºano, foi realizada numa perspetiva sistémica e holística, a partir dos 7Rs da Sustentabilidade. Em vez de estudarem os problemas dos subsistemas do Sistema […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica e Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
Os ecopontos construídos foram pensados numa perspetiva ambientalista, sempre evitando desperdício ou aquisição de mais materiais. Assim, usando os caixotes de resmas de papel, e usando até os desperdícios que os alunos da turma do 7ºD produzem, eles criaram os […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu)
A turma do 6.º C da Escola foi desafiada a, em primeiro lugar, refletir sobre a importância da política dos 3 R's, em segundo, escolher o "R" que consideram que a sua representação diariamente mais pode favorecer o planeta, em […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Santa Iria da Azóia (Loures)
Este trabalho foi desenvolvido de forma muito entusiástica, maioritariamente, por alunos do 5.º ano, no Clube Ciência Viva AESIA, sob a orientação de duas professoras de Ciências Naturais. Após discutirmos a política dos 3R's, escolhemos focar-nos na reutilização. Utilizámos tampas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)
A Escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo, participa na atividade - Upcycling: Política dos 3R´S com alunos do 6ºano da turma D na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento ,com a professora Ana Rosa Bravo, em que estudamos e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Argoncilhe (Santa Maria da Feira)
Materiais reutilizados: Uma tela velha foi pintada de vermelho para servir de suporte aos seguintes objetos que foram colados com cola quente: teclas de computadores para construir a letra R, rato de computador, garrafas de plástico para completar as decorações, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)
Os alunos efetuaram pesquisas sobre a política dos R´s, E consideraram que faltava um R, ao qual deram o nome de Recolher. Pois é com base no recolher que se dedicaram à construção dos diversos depositões. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola S/3 de António Nobre (Porto)
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais a turma do 8ºAs, juntou-se ao Projeto Eco-escolas e foram desafiados a construir um ecoponto aquando da lecionação do conteúdo programático dos resíduos. Em grupos de trabalho construíram, utilizando cartão velho, 3 ecopontos: […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica André de Resende (Évora)
A professora de Educação Visual começou por informar e sensibilizar os alunos sobre a Política dos 3R’s e a Economia Circular, com a apresentação de imagens e debates que permitiram a aquisição de aprendizagens e a consciencialização para o tema. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica João de Barros (Figueira da Foz)
O trabalho foi feito nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Complemento à Educação Artística - ET por dois grupos de alunos, um do 5.º ano e outro do 7.º ano. Eles começaram o desafio escolhendo o “R” que […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)
O desafio para a construção do "R" foi feito a uma turma do oitavo (8ºA) nas disciplinas de CN e Artes com a colaboração do "Atelier Vamos Proteger o ambiente?", uma vez que no oitavo ano é abordado o tema […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Dr. Francisco Sanches (Braga)
Comecei por fazer o molde da letra R com restos de esferovite. Entretanto fui juntando rolhas de cortiça para cobrir o meu R. Usei cola para colar as rolhas e, ao apresentar o trabalho na turma falei sobre a importância […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Dr. Alberto Iria (Olhão)
Foi solicitado aos alunos que recolhessem materiais que iriam ser utilizados na construção de uma maquete feita com resíduos. Posteriormente e a fim de agilizar a sua execução durante as aulas de Ciências Naturais, os alunos agruparam-se e escolheram uma […]
Ver a página do trabalho aqui.
Externato de S. José (Lisboa)
O trabalho foi proposto aos alunos do segundo ciclo que pertencem ao Conselho Eco-Escolas. Ocorreu logo uma chuva de ideias e foi definido que queriam construir uma grande estrutura com recurso a resíduos. Por votação optaram pelo R, de reduzir […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita (Moita)
Este trabalho foi realizado pela turma A do 9º ano e dinamizado pelo professor Luís Ferreira, de Educação Tecnológica. O professor apresentou o projeto à turma, sensibilizando os alunos para as questões da reciclagem, de acordo com o referido no […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Padre José Agostinho Rodrigues (Alter do Chão)
As alunas envolvidas neste projeto levaram a cabo um trabalho de preparação sobre que R que queriam fazer e para que serviria. Não lhes pareceu muito bem, ser apenas para enfeitar a escola e resolveram dar-lhe uma utilidade. Assim e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)
A atividade foi apresentada aos alunos de 7º ano, no âmbito da disciplina de Físico-química. Durante a aula, os alunos foram alertados para o uso racional dos recursos naturais, dado que todos os recursos naturais, renováveis ou não, são limitados […]
Ver a página do trabalho aqui.
Colégio Efanor (Matosinhos)
Em parceria com a disciplina de Ciências Naturais e de acordo com o programa curricular de 8.º ano, ao abordar o tema Resíduos foi proposta a atividade a 2 turmas. Para desenvolver o projeto, tiveram que começar por pesquisar a […]
Ver a página do trabalho aqui.