Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Política dos 3´Rs
Arganil ( 1 trabalho )
Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Envolvimento dos alunos A turma começou por trabalhar a Política dos 3R´S de uma forma criativa com recurso a materiais informativos e didáticos presentes em vários sítios da internet, nomeadamente na ERP e na Geração Verdão. Foram abordados textos informativos, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Benavente ( 1 trabalho )
Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)
O trabalho foi desenvolvido no eco clube, seguindo a metodologia de projeto e envolvendo alunos das turmas do primeiro, segundo e terceiro ano. Após uma abordagem do desafio, os alunos escolheram o "R" que queriam apresentar, aos colegas das turmas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Câmara de Lobos ( 1 trabalho )
Escola EB1/PE Estreito de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)
O R apresentado foi construído na EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos, pelos alunos do 1º ano da turma A, constituída por 18 alunos, com o apoio do professor coordenador do projeto Eco-Escolas, Rúben Serrão, professora titular de turma, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Cascais ( 1 trabalho )
Escola/JI Fernando Teixeira Lopes (Cascais)
Com recurso ao material digital disponível no site, o desafio foi apresentado às nove equipas participantes dos "Jogos Olímpicos da FTL" como prova de expressões. Em grupo debateu-se sobre a importância, o contributo para o planeta de cada um dos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Coimbra ( 1 trabalho )
Centro Social de Torres do Mondego (Coimbra)
Para desenvolver o nosso trabalho, tivemos como ponto de partida a construção do eco ponto sensibilizando as crianças para a importância dos 3RS promovendo a reciclagem na nossa instituição e de um modo alargado a toda a comunidade. No Pré-escolar […]
Ver a página do trabalho aqui.
Fafe ( 1 trabalho )
Escola EB de Medelo (Fafe)
De forma a sensibilizar os alunos para a importância dos 3 R’s construímos uma família de mascotes, salientando a reutilização e a reciclagem. Na construção das mascotes utilizamos material de desperdício, assim como na preparação do espaço do Depositrão. Para […]
Ver a página do trabalho aqui.
Gavião ( 1 trabalho )
Escola Básica de Gavião (Gavião)
O grupo de crianças visualizou pequenos vídeos sobre a política dos 3 R´s e sobre o impacto que a reciclagem correta dos diferentes materiais pode ter para a sobrevivência do planeta. Seguidamente, as crianças decidiram que queriam fazer um "Pilhão" […]
Ver a página do trabalho aqui.
Machico ( 1 trabalho )
Universidade Sénior de Machico (Machico)
No âmbito do projeto Geração Depositrão e com vista à construção do Depositrão, decorreu de 06 a 24 de maio de 2024, uma recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos. Desta recolha, selecionámos o equipamento utilizado na atividade "Upcycling - Política […]
Ver a página do trabalho aqui.
Matosinhos ( 1 trabalho )
Escola Básica da Igreja Velha (Matosinhos)
Foi proposto aos alunos participarem neste desafio em debates que acontecem frequentemente sobre a importância de preservar o meio ambiente, em vários contextos relativos aos temas trabalhados transversais a todas as áreas do saber. Os alunos recordaram a política dos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Paços de Ferreira ( 1 trabalho )
Escola Básica de Arreigada (Paços de Ferreira)
A temática dos 3 R´s foi trabalhada e por opção dos alunos decidimos optar pelo R de Reutilizar. Formamos o R a partir do recorte de uma caixa de papelão que existia das toalhas de papel usadas no WC. Forramo-lo […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ponta do Sol ( 1 trabalho )
Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)
O desafio foi apresentado à turma através de um vídeos sobre a politica dos 3 R´s. Depois de discutido com os alunos as ideias apresentadas no vídeo, os alunos foram associando as mesmas às práticas usadas na escola e na […]
Ver a página do trabalho aqui.
Porto ( 1 trabalho )
Grande Colégio Universal (Porto)
É importante reciclar porque se poluirmos a camada de ozono ficará mais fina e a temperatura aumentará e morreremos. Hoje vimos que o pneu é indeterminado e o vidro demora um milhão de anos a desfazer-se. Grupo reutilizar- Rolhas de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Setúbal ( 1 trabalho )
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Acolhemos este desafio com bastante entusiasmo, pois somos parte integrante de uma escola que defende o ambiente. Assim, trabalhámos a política dos 3 R´s de forma criativa, construindo o «R» de Reutilizar, usando materiais com criatividade e originalidade. No decurso […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sintra ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI de São Marcos n.º 2 (Sintra)
No tapete foi apresentado o processo de reciclagem bem como os ecopontos (Azul, verde e amarelo), através da visualização de um filme e diálogo. Em grande grupo, foi explicado qual o objetivo do trabalho. Decidimos criar três Ecopontos, o Azul, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Gaia ( 1 trabalho )
Escola Básica de Alheiras (Vila Nova de Gaia)
A Associação de Pais disponibilizou-se e construiu o Depositrão com recurso a umas tábuas de madeira que um dos elementos da mesma dispunha. O "R" escolhido foi o de Reciclar, uma vez que a maioria dos alunos acha muito importante […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alter do Chão ( 1 trabalho )
Escola Padre José Agostinho Rodrigues (Alter do Chão)
As alunas envolvidas neste projeto levaram a cabo um trabalho de preparação sobre que R que queriam fazer e para que serviria. Não lhes pareceu muito bem, ser apenas para enfeitar a escola e resolveram dar-lhe uma utilidade. Assim e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Anadia ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)
O desafio para a construção do "R" foi feito a uma turma do oitavo (8ºA) nas disciplinas de CN e Artes com a colaboração do "Atelier Vamos Proteger o ambiente?", uma vez que no oitavo ano é abordado o tema […]
Ver a página do trabalho aqui.
Braga ( 1 trabalho )
Escola Básica Dr. Francisco Sanches (Braga)
Comecei por fazer o molde da letra R com restos de esferovite. Entretanto fui juntando rolhas de cortiça para cobrir o meu R. Usei cola para colar as rolhas e, ao apresentar o trabalho na turma falei sobre a importância […]
Ver a página do trabalho aqui.
Évora ( 1 trabalho )
Escola Básica André de Resende (Évora)
A professora de Educação Visual começou por informar e sensibilizar os alunos sobre a Política dos 3R’s e a Economia Circular, com a apresentação de imagens e debates que permitiram a aquisição de aprendizagens e a consciencialização para o tema. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Figueira da Foz ( 1 trabalho )
Escola Básica João de Barros (Figueira da Foz)
O trabalho foi feito nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Complemento à Educação Artística - ET por dois grupos de alunos, um do 5.º ano e outro do 7.º ano. Eles começaram o desafio escolhendo o “R” que […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lisboa ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)
Os alunos efetuaram pesquisas sobre a política dos R´s, E consideraram que faltava um R, ao qual deram o nome de Recolher. Pois é com base no recolher que se dedicaram à construção dos diversos depositões. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Externato de S. José (Lisboa)
O trabalho foi proposto aos alunos do segundo ciclo que pertencem ao Conselho Eco-Escolas. Ocorreu logo uma chuva de ideias e foi definido que queriam construir uma grande estrutura com recurso a resíduos. Por votação optaram pelo R, de reduzir […]
Ver a página do trabalho aqui.
Loures ( 1 trabalho )
Escola Básica de Santa Iria da Azóia (Loures)
Este trabalho foi desenvolvido de forma muito entusiástica, maioritariamente, por alunos do 5.º ano, no Clube Ciência Viva AESIA, sob a orientação de duas professoras de Ciências Naturais. Após discutirmos a política dos 3R's, escolhemos focar-nos na reutilização. Utilizámos tampas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Matosinhos ( 1 trabalho )
Colégio Efanor (Matosinhos)
Em parceria com a disciplina de Ciências Naturais e de acordo com o programa curricular de 8.º ano, ao abordar o tema Resíduos foi proposta a atividade a 2 turmas. Para desenvolver o projeto, tiveram que começar por pesquisar a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Moita ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita (Moita)
Este trabalho foi realizado pela turma A do 9º ano e dinamizado pelo professor Luís Ferreira, de Educação Tecnológica. O professor apresentou o projeto à turma, sensibilizando os alunos para as questões da reciclagem, de acordo com o referido no […]
Ver a página do trabalho aqui.
Montemor-o-Novo ( 1 trabalho )
Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)
A Escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo, participa na atividade - Upcycling: Política dos 3R´S com alunos do 6ºano da turma D na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento ,com a professora Ana Rosa Bravo, em que estudamos e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Nisa ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)
A atividade foi apresentada aos alunos de 7º ano, no âmbito da disciplina de Físico-química. Durante a aula, os alunos foram alertados para o uso racional dos recursos naturais, dado que todos os recursos naturais, renováveis ou não, são limitados […]
Ver a página do trabalho aqui.
Olhão ( 1 trabalho )
Escola Básica Dr. Alberto Iria (Olhão)
Foi solicitado aos alunos que recolhessem materiais que iriam ser utilizados na construção de uma maquete feita com resíduos. Posteriormente e a fim de agilizar a sua execução durante as aulas de Ciências Naturais, os alunos agruparam-se e escolheram uma […]
Ver a página do trabalho aqui.
Oliveira de Azeméis ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
Os ecopontos construídos foram pensados numa perspetiva ambientalista, sempre evitando desperdício ou aquisição de mais materiais. Assim, usando os caixotes de resmas de papel, e usando até os desperdícios que os alunos da turma do 7ºD produzem, eles criaram os […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ovar ( 1 trabalho )
Escola Secundária José Macedo Fragateiro (Ovar)
Os alunos foram desafiados, nas aulas de Educação Visual, a criar esculturas de animais do nosso mar reutilizando e reaproveitando materiais para uma finalidade estética e decorativa. os alunos organizaram grupos de trabalho para escolher um animal e procederam à […]
Ver a página do trabalho aqui.
Porto ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 Pêro Vaz de Caminha (Porto)
Numa primeira fase, os alunos participaram numa reunião com as coordenadoras eco-escolas para falarem sobre a temática e distribuição de atividades. De seguida, os alunos fizeram pesquisa na aulas de apoio ao estudo onde realizaram a pesquisa sobre o política […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola S/3 de António Nobre (Porto)
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais a turma do 8ºAs, juntou-se ao Projeto Eco-escolas e foram desafiados a construir um ecoponto aquando da lecionação do conteúdo programático dos resíduos. Em grupos de trabalho construíram, utilizando cartão velho, 3 ecopontos: […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santa Maria da Feira ( 1 trabalho )
Escola Básica de Argoncilhe (Santa Maria da Feira)
Materiais reutilizados: Uma tela velha foi pintada de vermelho para servir de suporte aos seguintes objetos que foram colados com cola quente: teclas de computadores para construir a letra R, rato de computador, garrafas de plástico para completar as decorações, […]
Ver a página do trabalho aqui.
São Pedro do Sul ( 1 trabalho )
Escola Sec. com 3.º Ciclo de S. Pedro do Sul (São Pedro do Sul)
Os alunos do clube quiseram fazer parte desta iniciativa e as ideias da construção do poster foi sua. Tiraram várias fotografias de caixotes do lixo e ecopontos e verificaram que não havia a correta separação do lixo. Arranjaram fotografias, recortaram […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Gaia ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)
Na disciplina de Geografia, a lecionação do tema "Alterações ao ambiente natural", em três turmas do 9.ºano, foi realizada numa perspetiva sistémica e holística, a partir dos 7Rs da Sustentabilidade. Em vez de estudarem os problemas dos subsistemas do Sistema […]
Ver a página do trabalho aqui.
Viseu ( 2 trabalhos )
Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)
Foi proposta a atividade aos alunos do 6.º H numa aula de Cidadania da escolha do R que consideravam mais importante e uma forma de o representar em 3Dusando materiais recicláveis, mostrando os seus benefícios. Os alunos foram organizados em […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu)
A turma do 6.º C da Escola foi desafiada a, em primeiro lugar, refletir sobre a importância da política dos 3 R's, em segundo, escolher o "R" que consideram que a sua representação diariamente mais pode favorecer o planeta, em […]
Ver a página do trabalho aqui.
Entidade Promotora

Parceiro

Apoios
