Trabalhos 2022-2023

Campanha de Recolha de Pilhas e REEE

1º Escalão: jardim de infância e escolas de 1º ciclo

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Desenho sobre Pilhas (PNG, JPEG):

Desenho sobre REEE (PNG, JPEG):

Memória descritiva:
Estes desenhos resultaram do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Sala2) desta Escola de Educação Especial, com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem. Este trabalho teve com objetivo geral responder ao desafio lançado pela “ERP Portugal” em parceria com o Projeto “Eco-Escolas/ABAE”, no âmbito da “15ª edição da Geração Depositrão”, de forma a criar ilustrações criativas para criar dois desenhos com legenda, um sobre Pilhas e o outro sobre REEE.
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal durante um passeio pedestre no espaço exterior da escola, uma vez que a mesma se insere numa quinta, com o objetivo de recolher lixo abandonado. Durante esta atividade, que é uma atividade semanal, os alunos foram alertados para a necessidade de separar o lixo e as vantagens de tal, incluindo as pilhas. Esta atividade de recolha de lixo na escola integra Projeto de Escola “Eco-Brigada”, que por sua vez faz parte do Programa “Eco-Escolas”, dinamizado a nível nacional.
Já na sala, os alunos consultaram a página web do “Geração Depositrão 15” para recolheram mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação.
O passo seguinte foi realizar uma nova investigação sobre a separação do lixo, a política dos 3 R’s e sobre o que colocar em cada um dos desenhos. Após a recolha desta informação, numa “mesa-redonda” e em estilo “brainstorming” foram avançadas várias ideias para a realização dos trabalhos. Os alunos, sob orientação do professor, decidiram realizar o trabalho tendo como base as mãos, pois o Projeto Curricular de Turma, este ano letivo, tem por tema “Mãos pela Vida, Mãos pela Natureza!”.
Após mais uma pesquisa na Web, para pesquisa de imagens sobre o tema, foi a vez de arregaçar as mangas e mostrar os dotes artísticos: compor, desenhar, colorir cada uma das imagens que compõem os desenhos.
Com a realização desde trabalho/desafio foi possível abordar o tema da separação dos lixos, o descarte das pilhas e a política dos 3 R’s, uma vez que a sua realização no nosso dia-a-dia faz toda a diferença na preservação do meio ambiente, contribuindo para um mundo melhor e mais sustentável para todos.
De salientar que, todos os projetos que, direta ou indiretamente, participaram neste desafio integram o Programa Eco-Escolas e são dinamizados ao longo de todo o ano letivo na nossa escola, com um leque variado de atividades. Com esta articulação/parceria é possível desenvolver um processo de ensino/aprendizagem interdisciplinar.
A construção deste trabalho contou com a participação de todos os alunos, que, de uma forma individual e apoiada/orientada pelo adulto, colaboraram dentro das suas capacidades/competências, promovendo a inclusão de todos neste desafio.
Para concluir o desafio, o trabalho foi primeiramente colocado em exposição na sala, onde foi observado e admirado pelos alunos da mesma. Posteriormente será exposto no refeitório da escola para poder também ser observado/admirado por toda a comunidade escolar.
Este desafio ao longo da sua elaboração também foi sendo divulgado na página do Facebook da Escola (processo e produto final).

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios