Trabalhos 2022-2023
Campanha de Recolha de Pilhas e REEE
2º Escalão: escolas com 2º e 3 ciclos
Colégio Júlio Dinis (Porto)
Rede social onde foi divulgada a campanha:
Instagram e Facebook
Fotografia da imagem da Campanha (PNG, JPEG):
Fotografias do processo de elaboração da campanha (3 imagens: PNG, JPEG):
Guião da campanha:
Os alunos consideraram que a campanha, de modo a atingir o público-alvo e tendo em conta que a candidatura não encerrava essa possibilidade, deveria recorrer ao formato de vídeo. Assim, criaram e desenvolveram uma série de 4 vídeos que tiveram as seguintes mensagens: 1 - o que são os REEE; 2 - em que situações os jovens podem precisar de separar estes resíduos tão perigosos; 3 - em que situação os adultos (pais) podem precisar de separar estes resíduos e 4 - como evitar o recurso a estes resíduos.
Memória descritiva:
Quando estes alunos desenvolveram o seu plano de ação procuraram que o conjunto dos trabalhos fosse coerente e tivesse no centro das suas preocupações a importância de alertar para os perigos dos REEE, a importância recolha seletiva destes resíduos e ainda as alternativas mais amigas para o ambiente e também mais económica no que diz respeito ao uso de pilhas. Cada um dos trabalhos apresentados teve o cuidado de sensibilizar toda a comunidade educativa para a questão - desde os mais novos (com o uso de pilhas em consolas ou para os mais adultos com o uso de pilhas num simples comando de televisão) .
Os alunos divertiram-se muito ao passar esta mensagem e o retorno que tivemos foi muito notório uma vez que recolhemos, em associação com a Geração Depositrão, as pilhas usadas e o pilhão foi muito usado pelo impacto desta campanha.
https://www.facebook.com/100063725945695/videos/pcb.731466242320901/270375315514868
vídeo 1
https://www.facebook.com/100063725945695/videos/pcb.731466242320901/993771931992840
vídeo 2
https://www.facebook.com/100063725945695/videos/pcb.731466242320901/770421454636246
vídeo 3
https://www.facebook.com/100063725945695/videos/pcb.731466242320901/999131128133034
vídeo 4
Toda a campanha pode ser visualizada no link deixado abaixo: https://www.instagram.com/p/CstWAx9IkgW/
Vídeo (publicado no YouTube, Vimeo ou Sapo):
https://www.instagram.com/p/CstWAx9IkgW/