Trabalhos 2022-2023
Upcycling: Constrói o teu Traga-Pilhas
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Nome e idade do(s) aluno(s):
Esta proposta englobou crianças tanto do 1.º CEB, como do Pré-escolar.
1º.CEB: João, Vicente, Ivan, Sofia, Irina, Gabriel, Maria Clara, Maria Leonor, Maria Francisca, Lúcia, Mafalda, Alice, Inês, Carminho, Afonso e Guilherme.
Pré-escolar: Lua, João, Tomé, Maria, Henrique, António, Aiden, Afonso, Sofia, Rita, Salvador, Carolina, Ana, Sofia, Guilherme e Sara
Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
Maioritariamente foram utilizadas caixas de cartão, garrafões, caixas de madeira, caixas de sapatos, embalagens de leite, embalagens de leite, embalagens de café, embalagens de chocolate em pó, embalagens de batatas fritas, como material de suporte e pedaços de vários papeis e desenhos como elementos decorativos.
Fotografias (4 imagens: PNG, JPEG):
Memória Descritiva:
Esta proposta de atividade desenrolou-se com as crianças do Pré-Escolar e do 1.ºCEB. No Dia do Planeta Terra, dia 22 de abril, foi lançado às famílias um desafio de construírem um pilhão, utilizando materiais que tivessem em casa e reutilizando vários materiais, dando-lhe uma outra utilidade para além da sua finalidade. Foi dado um prazo de 15 dias para as famílias construírem o pilhão e recolherem pilhas, para mais tarde entregarem na nossa escola. Foi criado um flyer e colocado na plataforma ChildDiary.
Este desafio foi criado com o objetivo de as famílias adotarem mais uma atitude e comportamento sustentável e para ajudar a melhorar o dia a dia do e no nosso planeta.
Tivemos muitas famílias a participarem neste desafio, logo foram construídos imensos pilhões, todos diferentes uns dos outros. Esta grande adesão demonstra que o contexto familiar e o contexto escolar podem ser duas realidades aliadas. Demonstra também que as famílias se preocupam em fomentar atitudes sustentáveis nas crianças na nossa atualidade.
Maioritariamente foram utilizadas caixas de cartão, garrafões, caixas de madeira, caixas de sapatos, embalagens de leite, embalagens de leite, embalagens de café, embalagens de chocolate em pó, embalagens de batatas fritas, como material de suporte e pedaços de vários papeis e desenhos como elementos decorativos. Todos os pilhões estavam identificados para tal.
Este desafio também teve como objetivo criar um momento em família onde fosse possível usar a criatividade e imaginação dos maiores e dos mais pequenos.
Os pilhões foram construídos também com o objetivo de serem reutilizados, ou seja, depois de construídos e da recolha de pilhas feitas, estes foram entregues na escola, para que fosse possível retirar as pilhas, para um depósito, e assim voltarem a levar o pilhão, já vazio para casa. Criando assim um ciclo e dando continuidade à sua função.
Como não conseguimos eleger os 4 melhores pilhões, decidiu-se fazer uma montagem com todos os pilhões feitos, mais propriamente 32 pilhões. Assim que todas as pilhas foram retiradas dos pilhões para recolha, foi feita uma exposição no nosso hall de entrada com todos os pilhões e com os desenhos feitos sobre as pilhas e os reee.