Trabalhos 2022-2023
Upcycling: Constrói o teu Traga-Pilhas
Escola Secundária de Fafe (Fafe)
Nome e idade do(s) aluno(s):
Ana Vitória Costa Rodrigues, 16 anos
Bento Jorge Moreira, 17 anos
Carolina Miranda Salgado, 16 anos
Carolina Silva Nobre, 16 anos
Henrique Marinho Coelho, 16 anos
João Pedro Lopes Pereira, 16 anos
José Tiago Freitas, 17 anos
Letícia Alves Rodrigues, 16 anos
Letícia Gonçalves Freitas, 16 anos
Marcos Francisco Afonso, 16 anos
Martim Martins Monteiro, 16 anos
Vitória Silva Brito; 16 anos
Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
Sobras de uma rede de arame para construir o esqueleto, CDs e DVDs já utilizados e sacos de plástico para revestir, com recurso a uma pistola de cola quente.
Fotografias (4 imagens: PNG, JPEG):
Memória Descritiva:
A atividade “Constrói o teu Traga Pilhas ou Depositrão para REEE” foi desenvolvida na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento da turma 11º B, enquadrada no tema "Desenvolvimento Sustentável".
Os alunos debateram acerca da necessidade/importância de recolher pilhas para minimizar o impacte ambiental e proceder ao reaproveitamento dos seus materiais constituintes, através da reciclagem.
Alguns alunos da turma decidiram avançar com o projeto e construir um “Traga pilhas” com recurso a materiais reutilizáveis e colocá-lo no seu bloco de aulas, para incentivar outros alunos a depositar também as suas pilhas usadas.
Queríamos construir um objeto " fora da caixa", que fosse completamente diferente de qualquer “pilhão” já existente e que ao mesmo tempo simbolizasse os efeitos negativos do metal nos ecossistemas.
A ideia do peixe traga-pilhas e do ditado “ Pela boca morre o peixe” pretende mostrar o efeito nefasto dos metais absorvidos pelos peixes e que, através deles, se propagam na cadeia alimentar.