Trabalhos 2022-2023
Spot de Sensibilização sobre REEE
3º Escalão: escolas com ensino secundário, profissional e superior
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)
Título do Vídeo:
“Minimeus” explicam onde depositar os REEE
Guião do Vídeo:
Estudante (Rafael) está a ouvir música e quando os headphones começam a dar interferência, ele chega perto do caixote de lixo (atrás da escola) e deita os headphones estragados para o contentor errado.
A cena vai ficando a preto e branco e para.
Mini Rute e Mini Tomás saem do caixote.
Rute (preocupada): Oh não! Mais uns fones estragados para o contentor errado.
Tomás (confuso): Contentor errado? É só lixo!
Rute: Não é bem assim! Não sabes que este tipo de resíduos deve ser depositado em contentores específicos?
Tomás (confuso): Como assim contentores específicos?
Rute: Sim! Estes resíduos têm de ser depositados de forma diferente, caso contrário, os materiais que podem ser reciclados vão ser abandonados sem o devido tratamento. Além de não se aproveitar os seus componentes, criam-se impactos visuais e ambientais negativos.
Tomás (confuso): então onde é que ele (aponta para Rafael) põe isto?
Voice Over enquanto Rafael coloca os headphones e restantes REEE no Depositrão
(...)
Vídeo (publicado no YouTube, Vimeo ou Sapo):
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
Memória Descritiva:
Integrado na unidade Curricular de Gestão de Resíduos II do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, do Politécnico de Lisboa, e para o projeto Geração Depositrão, os estudantes Rafael Baptista, Rute Morais, Tiago Guerreiro e Tomás Santos produziram o spot «"Minimeus" explicam onde depositar os REEE», para mostrar aos jovens ondem devem ser depositados os Resíduos de Equipamento Elétricos e Eletrónicos (REEE). Todos os estudantes envolveram-se na realização do guião, tendo por base pesquisa realizada junto da entidade gestora (ERP Portugal) e de operadores licenciados.
Para a concretização do spot foi utilizada uma câmara de filmar, tripé e microfone. Para a cena dos “Minimeus” foi utilizado uma tela chromakey e alguns REEE (headphones, pilhas, relógio, comando, torradeira) para a última cena, para além do Depositrão. A edição do vídeo foi feita pelo estudante Tiago Guerreiro, com recurso ao software Sony Vegas.