Trabalhos 2023-2024

Upcycling | Constrói o teu Depositrão

Centro Escolar de Atouguia da Baleia (Peniche)

Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):

Nome e idade do(s) aluno(s):
Santiago Eusébio, 10 anos; Francisco Silva, 7 anos; Bruno Ribeiro, 8 anos; Matilde Lopes, 8 anos e Martim Florindo 8 anos.

Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
O Depositrão foi construído com o recurso à reutilização de um palote de plástico, no qual foram afixados dois cartazes elaborado pelos alunos em word.

Informação sobre os resíduos que podem ser colocados no Depositrão:
A informação sobre os resíduos a serem colocados no Depositrão foi pesquisada online, com a orientação da professora de Educação Especial, tendo sido transmitida à comunidade através das imagens que ilustraram o cartaz. Os alunos perceberam que, por falta de espaço no cartaz, os resíduos identificados (televisão, secador de cabelo, máquina de café, telemóvel, computador, torradeira e ferro de engomar), eram apenas alguns exemplos de muitos outros.

Memória Descritiva:
Uma vez que nos encontramos numa zona agrícola, e atendendo às dimensões do Depositrão e aos resíduos que iria receber, surgiu a ideia de solicitar a colaboração de um familiar dos nossos alunos, que nos cedeu uma palote.
A palote foi forrada com cartão e sacos plásticos para não danificarmos o chão com ferrugem.
Foi realizada pelos alunos, nas aulas de Educação Especial, uma pesquisa orientada, na Internet, sobre os resíduos a colocar no Depositrão. Posteriormente, os alunos selecionaram as imagens com as quais ilustraram o cartaz, apresentando, dessa forma, à comunidade educativa, exemplos dos aparelhos/ eletrodomésticos a recolher. Foi também elaborado o cartaz sobre o que não colocar no nosso Depositrão.
A nossa escola fez também recolha de lâmpadas e de pilhas, mas nos respetivos ecopontos, tendo os pilhões sido construídos pelos alunos.
O Depositrão foi colocado à entrada da escola, estando acessível a toda a comunidade e a divulgação do mesmo foi feita através de email e em suporte de papel, bem como nos Conselhos Eco-Escolas.
Os alunos mostraram-se muito entusiasmados e colaborantes na construção do Depositrão.

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios