Trabalhos 2023-2024

Upcycling | Constrói o teu Depositrão

Escola EB1/JI de São Marcos n.º 2 (Sintra)

Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):

Nome e idade do(s) aluno(s):
Turma 0A
Idade: 3-6 anos

Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
Caixotes, tintas, colas, materiais de desperdício (tampas, esferovite de embalagens de máquinas, embalagens…), materiais elétricos e eletrónicos recolhidos no Depositrão da escola e/ou trazidos de casa (luzes de natal avariadas, disquetes, cd´s, fichas elétricas, teclado, peças de aspiradores velhos …)

Informação sobre os resíduos que podem ser colocados no Depositrão:
Pequenos eletrodomésticos, materiais elétricos e eletrónicos (devem ser leves pelo facto de o depositrão ser em cartão…)

Memória Descritiva:
Aquando do Dia Mundial da Terra, dia 22 de abril, sensibilizaram-se as crianças para a necessidade de proteger e preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade do nosso planeta.
As crianças viram alguns vídeos sobre alterações climáticas que estão a verificar-se, sobre a poluição dos mares, dos rios, da atmosfera provocadas pelo homem. Falamos sobre várias medidas que protejam o nosso planeta, algumas das quais já praticamos em sala de aula (poupança, de água, luz, separação do lixo, reutilização de vários materiais, reciclagem de outros, plantações…)
O grupo mostrou-se participativo e interessado, dando sugestões práticas, assertivas e válidas.
A propósito da separação do lixo, surgiu a questão de onde devemos depositar o lixo elétrico e eletrónico que já não utilizamos porque se avariou (embora exista um Depositrão na escola e, sendo que se têm sensibilizado os encarregados de educação para colaborarem nesta recolha), algumas crianças que ficaram pensativas mostrando desconhecimento sobre este processo. Numa primeira fase, procedeu-se à recolha de toda a informação disponível: Pesquisas na internet/Visionamento de vídeos... Chegou-se à conclusão que estes resíduos que produzimos, precisam de um encaminhamento e tratamento especial além de que, apresentam outra grande vantagem que é a obtenção/reutilização de materiais que, deste modo, não são extraídos da Natureza.
Surgiu, então, a proposta por parte de algumas crianças para a construção de um Depositrão para a escola.
Os alunos fizeram alguns esboços para a sua construção e, deram sugestões de materiais a utilizar, “já que é para pôr coisas elétricas podemos fazer com coisas elétricas e eletrónicas, e materiais de desperdício”.
Trouxeram de casa alguns objetos, foram recolher outros ao Depositrão do estabelecimento, reaproveitaram-se outros colocados no ecoponto público, situado na proximidade da escola.
As crianças foram pintando, organizando, e colando os materiais, dando forma e cor ao trabalho final: o nosso Depositrão, que se encontra no hall da escola.

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios