Trabalhos 2023-2024

Upcycling | Constrói o teu Depositrão

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):

Nome e idade do(s) aluno(s):
Trabalho coletivo da Turma do 3ºB da Escola Básica nº1 de Arganil
Total: 22 alunos
Idade: 8 e 9 anos

Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
CASA
• Madeira de paletes
• Tinta (aproveitamento de sobras)
• Pedaços de borracha de uma câmara de ar
TAPETE
• Pedaço de tecido velho
• Tampas de plástico vermelhas e brancas recolhidas pelos alunos no porta-tampas da escola ou em casa
• Cola de contacto (para colar as tampas ao tapete)
FLOREIRAS DAS JANELAS
• Latas de enlatados pintadas
• Fita adesiva vermelha para os rebordos
FLOREIRAS
• Torradeira (retirada dos REEE´s)
• Fervedor elétrico (retirado dos REEE’s)
• 3 pacotes de leite cortados
NOTA
• Todos os materiais foram reaproveitados como «restos» com exceção dos agrafes para o agrafador – não foi adquirido qualquer material.

Informação sobre os resíduos que podem ser colocados no Depositrão:
De um modo geral, no nosso Depositrão escolar cabem toda a espécie de REEE's desde os de grande porte até aos de pequena dimensão tendo a Escola Básica nº1 de arganil contribuído, todos os anos, com quatro ou cinco recolhas anuais.
No que respeita a este Depositrão construído para o Desafio, está mais vocacionado para recolha de pequenos REEE's, podendo os mesmos ser armazenados nos dois pátios exteriores, os maiores como aspiradores, impressoras, computadores, monitores, etc.
Levantando o telhado, podem ser depositados no interior da casa os pequenos REEE's como varinhas, cafeteiras, rádios, pequenas impressoras, máquinas de café e outros.
Depois de cheio o interior, como não poderia ser esvaziado pelo telhado, há uma tampa lateral numa das paredes da casa que levanta com esse propósito.

Memória Descritiva:
A docente titular de turma começou por um diálogo com os alunos onde para além da explicação e visualização de conteúdos que abordam o tema dos REES decidimos que tendo nós um ao ponto de recolha de REE’S na escola poderíamos, também, construir o nosso depositrão de acordo com o regulamento deste desafio.
Foi solicitado aos alunos que apresentassem propostas que poderiam ser discutidas em casa com a família. Apareceram cerca de doze maquetas e, depois de analisadas uma a uma, foi escolhida a da aluna
Este projeto consistia na construção de uma casa quadrada de 1,20 m X 1.20 m com um quintal anexo. O telhado, de duas águas pode ser levantado em qualquer lado permitindo depositar lá dentro os REEE’s de menor dimensão. O quintal anexo à casa é vedado por um gradeamento de madeira que foi pintado de branco. Para a entrada da casa foi construído um tapete com desperdício de oficina e com as tampas brancas e vermelhas a formarem a palavra «DEPOSITRÃO».
A execução do projeto foi iniciado no mês de abril com a recolha dos materiais e montagem da estrutura, tendo contado com a colaboração do coordenador da escola no corte da madeira, assistente Operacional Isabel Pinto na confeção do tapete, tendo os alunos agrafado e colocado os parafusos na estrutura.
Seguiu-se a montagem do telhado que ficou fixo, apenas, no cume de modo a poder ser levantado em qualquer dos seus dois lados. A parede lateral foi cortada e tem uma tampa amovível no fundo para esvaziamento do depositrão quando estiver cheio.
Esta casa tem como objetivo a recolha de REEE’s de pequena dimensão.
Depois construiu-se a vedação de madeira representando o quintal, vedação essa que serve para depósito dos REEE’s de maior dimensão. Esta vedação encaixa em dois pontos podendo ser amovível caso necessário.
Por debaixo das janelas foram colocadas prateleiras onde foram colocadas as floreiras com plantas.
Todo este trabalho foi executado por 4 grupos de alunos: o grupo da casa, o grupo da vedação, o grupo do tapete, o grupo das floreiras.
Os alunos agrafaram as placas cortadas e o gradeamento, realizaram as pinturas e arranjaram os vasos que foram colocados nos parapeitos das janelas.
Depois de pronto, o Depositrão foi colocado no recreio da escola e foi realizada uma sessão informativa sobre reciclagem para todos os alunos, centrando-se a informação na recolha de REEE’s que não devem ser abandonados em qualquer local.
No final, cada aluno levou para cada uma miniatura da foto do Depositrão em tamanho A5 para envolverem os pais nesta tarefa de recolha.

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios