Trabalhos 2023-2024

Upcycling | Política dos 3´Rs

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola EB1/PE Estreito de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)

Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):

Nome e idade do(s) aluno(s):
Turma do 1º ano A, mais uma aluna do 2ºB da Eb1/PE do Estreito de Câmara de Lobos.
Nome dos alunos Idade
Angie Helena Silva Rodrigues 6
Beatriz Leonor da Silva Fernandes 6
César Mikael Pinto Abreu 7
Edson Martim dos Santos Ramos 6
Gabriel Gonçalves de Sousa 7
Gabriel Sebastian Ibañez dos Santos 7
Isaac Anacleto Mendes Faria 6
João Miguel Silva Gouveia 7
Lara Constança Ferraz Basílio 7
Laura Jacinta Henriques Marques 6
Leonor Sargo Gomes 6
Mafalda Maria Barros Silva 7
Margarida Sofia Gonçalve

Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
Dentro da Política dos 3R’s, foi por nós escolhida a elaboração do R de reutilização.
O R foi construído com frascos /garrafões de detergentes de lavar a roupa e de lavar a loiça, azuis escuros, cola e eva. Os garrafões foram decorados com pequenos motivos alusivos ao fundo do para o enriquecimento da decoração.
Uma vez que estamos numa escola provisória o nosso jardim no fundo do mar, em forma de R vai ser transportado posteriormente para as instalações definitivas e assim poderemos dar continuidade aos cuidados de que as plantas necessitam.

Informação da importância do “R” escolhido:
Escolhemos o R de reutilização porque o facto de sermos uma turma de 1º ano o entendimento por parte das crianças que se encontram a participar é mais fácil se forem vendo na prática a reutilização de materiais e qual a vantagem de reutilizar.
O facto de estarmos a reutilizar objetos em plástico é para nós uma mais valia, uma vez que o plástico é um material altamente prejudicial ao meio ambiente e é muito importante que as crianças tenham a noção disso, para que ajudem a passar a informação aos adultos que ainda não a tenham.

Memória Descritiva:
O R apresentado foi construído na EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos, pelos alunos do 1º ano da turma A, constituída por 18 alunos, com o apoio do professor coordenador do projeto Eco-Escolas, Rúben Serrão, professora titular de turma, Ana Luísa Póvoa e professora cooperante, Maria Manuela Paiva.
Passo a explicar como é que este projeto se realizou:
Em contexto sala de aula tem vindo a ser trabalhado o tema separação de resíduos e colocação dos mesmos nos devidos contentores. Em paralelo falou-se da política dos 3R’s e assim chegamos à escolha do R de reutilizar.
Antes do início deste trabalho foi feita uma apresentação prévia aos alunos, para eles entenderem o que se iria realizar, qual a importância reutilizar matérias como o plástico, pois este é altamente poluente e muitas vezes vai parar ao mar onde acaba por matar animais marinhos.
Depois de algum diálogo e visualização de alguns vídeos relacionados com os plásticos no mar e com a importância de os reutilizar para que estes quando produzidos não tivessem somente uma utilidade e fossem imediatamente deitados fora. Aí entrámos no tema da economia circular, dar outras utilidades aos objetos de plástico, neste caso os garrafões foram transformados e reutilizados como vasos para plantas, em vez de terem logo um fim-de-vida. Fazendo entender a cada criança que reutilizando estamos a reduzir também a produção de lixo.
O R de reutilizar foi construído fixo na parede, com garrafões de plástico azuis transformado em vasos. Com o nosso r criámos um jardim no fundo do mar, para isso as crianças trouxeram garrafões azuis de plástico de casa, que foram cortados pelos professores, por uma questão de seguranças. A participação das crianças foi fundamental na plantação das plantas e decoração dos garrafões com pequenos motivos relacionados com o mar.

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios