Trabalhos 2023-2024

Upcycling | Política dos 3´Rs

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Grande Colégio Universal (Porto)

Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):

Nome e idade do(s) aluno(s):
Grupo reutilizar – André Vasconcelos, Francisco Maranhão e Hugo Monteiro (10 anos- 4.º ano de escolaridade); Grupo do carro + palavra reciclagem – Tiago Azevedo, Guilherme Fonseca, Guilherme Fernandes, Rodrigo Alves e Miguel capa (8 e 9 anos- 3.º ano de escolaridade); Grupo da tartaruga – Ana Ribeiro, Duarte Miguéis, Inês Marques, Letícia Oliveira, Francisca Mesquita e Maria Eduarda Monteiro (8 e 9 anos- 3.º ano de escolaridade); Grupo do ecoponto – Joana Miranda, Carolina Paiva, Clara Rodrigues, Mariana P

Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
Segundo as indicações apresentadas no link: https://geracaodepositrao.abaae.pt/regulamento-atividades-criativas-2023/ não consta a elaboração de um depositrão.

Informação da importância do “R” escolhido:
Reutilizar - porque há pessoas que não tem coisas e assim podemos reutilizar para dar as pessoas que precisam . Assim, poupamos mais dinheiro e damos vida a novos objetos
Reutilizar objetos é importante para que possamos dar nova vida aos materiais, assim poupar-mos e ajudar-nos o ambiente!
Reutilizar- Porque devemos aproveitar os materiais. É importante para economia para não se gastar tanto dinheiro
Reutilizar- porque é importante para o planeta, para não termos lixo no mar. Para economizar para conseguirmos que o planeta esteja melhor e menos poluído

Memória Descritiva:
É importante reciclar porque se poluirmos a camada de ozono ficará mais fina e a temperatura aumentará e morreremos. Hoje vimos que o pneu é indeterminado e o vidro demora um milhão de anos a desfazer-se.
Grupo reutilizar- Rolhas de cortiça
Grupo do carro + palavra reciclagem - Rolhas de cortiça, palitos, pacote de sumo, tampas
Grupo da tartaruga - Rolhas de cortiças, Tampas, papel e caixa de ovos
Grupo do ecoponto - Cartão, rolhas de cortiça, palitos e pacote de leite
Grupo do Vestido- Tecido, tintas e fio
Grupo do carro - Caixa de cereais, tinta, papel e palitos
Etapas na construção dos projetos
1º - Informação da política dos três R’S
2º - Criação de grupo, conforme o interesse dos alunos
3º - Divisão dos materiais que cada aluno teria de trazer
4º - Construção dos trabalhos
Os alunos debateram sobre a temática em questão, pesquisando e tratando informações recolhidas.
De seguida planificaram o projeto final, projetando os materiais e processos a utilizar numa fase posterior.
Deram início à criação dos projetos, tendo distribuído funções pelos colegas, mantendo-.se ativos e envolvidos em todas as etapas do projeto com um espírito cooperativo e colaborativo.

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios