Trabalhos 2023-2024

Upcycling | Política dos 3´Rs

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):

Nome e idade do(s) aluno(s):
Trabalho coletivo da Turma do 3ºB da Escola Básica nº1 de Arganil
Total: 22 alunos
Idade: 8 e 9 anos

Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
• Ferro de engomar avariado retirado do depositrão da escola
• Tecido rosa
• Tecido de feltro vermelho e branco
• Colheres de madeira dos lanches escolares (iogurtes)
• Recordes de torneiras
• 2 escovas
• Resíduos de cartolina preta (pestanas da boneca VAPORES)
• Tubos de aspirador
• Madeira reaproveitada para a base
• Ferro reutilizado de uma fábrica local
• Parafusos

Informação da importância do “R” escolhido:
Para a elaboração do trabalho foi escolhido o R de «Reciclar».
Muitas vezes, os eletrodomésticos avariados, assim como outros equipamentos elétricos e eletrónicos, não são corretamente encaminhados por desconhecimento das pessoas relativamente aos locais de recolha, mas também por desconhecimento das consequências para o ambiente de um abandono inadequado.
Apesar de menos frequente, ações de limpeza de florestas, matas, rios, ribeiras ou praias, têm revelado o abandono de muitos REEE’s por motivos anteriormente apontados.
Como Eco-Escola que somos, a nossa preocupação tem sido orientada no sentido de esclarecer as populações locais acerca deste problema, promovendo o encaminhamento correto para os locais adequados – a escola, as lojas que vendem estes equipamentos ou a Junta de Freguesia.
Quando se trata de equipamentos de grandes dimensões e peso, para evitarmos o seu abandono em locais não adequados, promovemos a sua recolha com o apoio da Junta de Freguesia depois de recebermos a informação dos encarre

Memória Descritiva:
Envolvimento dos alunos
A turma começou por trabalhar a Política dos 3R´S de uma forma criativa com recurso a materiais informativos e didáticos presentes em vários sítios da internet, nomeadamente na ERP e na Geração Verdão. Foram abordados textos informativos, desafios, atividades criativas e outras.
O segundo passo passou por sensibilizar as famílias através de folhetos informativos produzidos acerca da importância dos 3 R’s.
Foram realizados inquéritos aos pais e foi feita a análise em gráfico e tabela: quem recicla e o que recicla.
Verificou-se que ainda há famílias que, por não terem um ecoponto perto de casa, ainda não fazem a separação dos resíduos e, quanto aos óleos de cozinha usados, apenas uma pequena percentagem de famílias os encaminham para os locais corretos.
Metodologia utilizada
A professora começou por lançar o desafio à turma lendo o regulamento do mesmo.
A discussão levou os alunos a apresentarem várias sugestões com a reutilização de pacotes de leite, de latas de refrigerantes, tampas, rolhas de cortiça, etc.
Acabou por avançar a ideia de construir um R de «RECICLAGEM» alusivo aos REEE's depositados no nosso Depositrão. Um pai forneceu o ferro para formar o R, cortámos a madeira e utilizámos tubos de aspirador para o forrar.
Como este processo era muito simples, para o decorar construímos a «VAPORES» a partir de um ferro de engomar do Depositrão e juntámos-lhe outros materiais para a ornamentar, nomeadamente as unhas de gel que uma mãe de uma aluna ofereceu à VAPORES.
Explicação de como o R escolhido contribui para a economia circular
Reciclar os resíduos permite retardar o uso dos recursos naturais, reduzir a perturbação das paisagens e dos habitats da fauna e da flora e ajudar a limitar a perda de biodiversidade. Outro benefício da economia circular consiste na redução da emissão anual total de gases com efeito de estufa.
São estes princípios que TODOS devemos adotar no sentido de uma maior sustentabilidade do nosso planeta quando, nos dias de hoje, sabemos que já esgotámos os recursos naturais e já somos deficitários.
Cada REEE entregue para RECICLAGEM contribui para isso mesmo e nós já fazemos a nossa parte.

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