Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Política dos 3´Rs
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Escola Básica da Igreja Velha (Matosinhos)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Participaram neste desafio alunos do quarto ano de escolaridade da Escola de Igreja Velha, com idades compreendidas entre os 9 e 10 anos.
Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
Embalagens de cartão
Revistas, jornais e panfletos,
Rolos de papel,
Resíduos de plástico,
cola,
tintas e pincéis
Informação da importância do “R” escolhido:
Reutilizar foi o "R" escolhido , pois os alunos acreditam que, podem ser dadas novas funções a resíduos que iriam para o lixo com um pouco de criatividade.
Esta medida é fundamental para a a redução da produção de lixo e para a redução do consumo, pois se reutilizarmos os resíduos, não há necessidade de comprar novos produtos.
Memória Descritiva:
Foi proposto aos alunos participarem neste desafio em debates que acontecem frequentemente sobre a importância de preservar o meio ambiente, em vários contextos relativos aos temas trabalhados transversais a todas as áreas do saber.
Os alunos recordaram a política dos 3Rs e a importância desta medida para o nosso Planeta. Escolheram o "R"_ Reutilizar e, a partir daí, formaram-se grupos de trabalho para a concretização dos seus projetos tendo em conta os materiais disponíveis para a sua realização.
Todos os alunos foram envolvidos e desafiados a dar "asas" `a sua criatividade.
Dos trabalhos realizados, foi votado o que representaria melhor o desafio lançado.
O trabalho escolhido é representativo das novas funcionalidades que se pode dar a resíduos que iriam para o lixo e de um objeto que todos podem fazer para organizar os seus materiais escolares, sem precisarem de comprar um novo, evitando o consumo excessivo.