Trabalhos 2023-2024

Upcycling | Política dos 3´Rs

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Centro Social de Torres do Mondego (Coimbra)

Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):

Nome e idade do(s) aluno(s):
Maria Carolina - 5 anos, pertence ao grupo dos vermelhos.
As crianças que frequentam o grupo dos azuis (5-6 anos)

Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
Os materiais utilizados para a construção foram: paletes; placas de madeira; pregos, dobradiças, parafusos, tintas, verniz, corda.
Materiais utilizados para a sinalética: cola, papeis vários, esponjas, picos, imagens e lápis de cor.
Materiais para os elementos decorativos: os país utilizaram vários materiais nomeadamente plástico.

Informação da importância do “R” escolhido:
O reciclar assume uma vertente transformação de algo velho em novo. A reciclagem de plástico torna-se cada vez mais necessária garantindo o reaproveitamento do material em diversos processos de produção. O plástico, sendo altamente poluente o seu reaproveitamento, a recuperação e a reciclagem ajudam a preservar recursos e desviar os plásticos de aterros sanitário ou dos oceanos. Assim os pais utilizaram maioritariamente o plástico para construírem os seus elementos decorativos, uma vez que este material tem uma grande durabilidade para o exterior.

Memória Descritiva:
Para desenvolver o nosso trabalho, tivemos como ponto de partida a construção do eco ponto sensibilizando as crianças para a importância dos 3RS promovendo a reciclagem na nossa instituição e de um modo alargado a toda a comunidade. No Pré-escolar foi feita a sensibilização para a importância de cada "R".
As crianças participaram na identificação de cada compartimento do eco ponto pintando-as com as cores universais recorrendo a pinceis e tintas. Outro grupo elaborou as sinaléticas para cada compartimento recorrendo a pintura, picotagem e colagem fazendo a aplicação no mesmo. Estas atividades foram desenvolvidas em contexto de grande grupo onde todas as crianças contribuíram nas diferentes fazes. Em simultâneo promoveu-se a importância de reciclar e no impacto positivo que pode ter no planeta e na economia circular.
A fase seguinte do nosso trabalho permitiu-nos envolver os país/famílias no processo educativo. Foi solicitado aos país que partindo do "R"- Reciclar construíssem elementos decorativos alusivos à Primavera utilizando maioritariamente o plástico, e dando nova vida /utilidade ao mesmo.
Sendo que a Economia Circular promove a redução do desperdício ao mínimo, a participação dos país permitiu que os produtos de plástico fossem reciclados e utilizados novamente. Surgiram casas de passarinhos, joaninhas, abelhas, peixinhos, mobiles, etc. criando mais valor e significado às experiências das nossas crianças.

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios