Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Política dos 3´Rs
Escalão 2: escolas do 2º e 3 ciclos
Escola Básica André de Resende (Évora)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
8.º A (Afonso Veitas - 13; Ana Cibrão - 14; André Leiria - 13; Diogo Barreto - 14; Diogo Lopes - 14; Diogo Mataloto - 14; Guilherme Dinis - 14; Guilherme Carvalho - 14; Hugo Caeiro - 14; Irene Firmino - 16; Margarida Peres - 14; Maria Leonor Pegado - 14; Maria Teresa Espadeiro - 13; Marta Delgado - 13; Nuno Barreto - 14; Renato Brálio - 15; Rita Palolo - 14; Rita Rosado - 13; Rodrigo Cadete - 13; Salvador Caetano - 13; Tomás Ramalho - 14 e Vasco Santos - 14).
8.º B (Afonso Costa - 14; Afonso Henriques -
Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
- Frigorífico em fim de vida;
- Livros usados;
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Afia;
- Régua;
- Material de pintura (lápis de cor, canetas de feltro, tintas, pincéis, entre outros);
- Cola.
Informação da importância do “R” escolhido:
Este projeto, inserido no Programa Eco-Escolas, tem por objetivo implementar a Política dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e incentivar a reutilização de materiais de uma forma criativa. Tendo as turmas A, B e C do 8.º Ano de escolaridade do Agrupamento aceitado o desafio de dar uma nova vida a um frigorífico, esta atividade incidiu sobre o “segundo R” (Reutilizar). Recuperou-se um frigorífico em fim de vida que, eventualmente, poderia ter como destino final o lixo sendo transformado numa biblioteca. Desta forma, o ciclo de vida desse frigorífico foi alargado, passando a ter outra funcionalidade promovendo a redução de resíduos e, consequentemente, a proteção do ambiente e a nível escolar promovem-se os hábitos de leitura, com a troca de livros.
Memória Descritiva:
A professora de Educação Visual começou por informar e sensibilizar os alunos sobre a Política dos 3R’s e a Economia Circular, com a apresentação de imagens e debates que permitiram a aquisição de aprendizagens e a consciencialização para o tema.
O frigorífico funciona como estante de biblioteca, em que os livros circulam de mão em mão. Os interessados levam um dos livros disponibilizados que depois de ser lido deve ser devolvido ao frigorífico, podendo ser trocado por outro.
As três turmas envolvidas procuraram dar um aspeto mais apelativo e atrativo ao frigorífico. Individualmente foram executados desenhos, pinturas e lettering que, posteriormente, foram selecionados e adaptados ao frigorífico. Para os motivos das ilustrações os alunos tiveram total liberdade, uma vez que os livros permitem o acesso a qualquer tipo de conhecimento e nos transportam para outros universos (quer reais, quer de fantasia).
O frigorífico/biblioteca foi colocado no Polivalente da Escola tendo em conta que é um lugar central e onde, durante os intervalos, se concentram os alunos.