Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Política dos 3´Rs
Escalão 2: escolas do 2º e 3 ciclos
Colégio Efanor (Matosinhos)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Filipe Carriço, Mariana Chorão, Nuno Meireles e Mário Pistachinni (13 anos)
Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
O grupo de alunos recolheu alguns resíduos provenientes dos lanches e cartão da reprografia e construiu o R. A explicação necessária foi feita de forma digital recorrendo a programas como o Canva.
Informação da importância do “R” escolhido:
Reduzir consiste em ações que reduzam o consumo de bens e serviços, visando a diminuição da geração de resíduos e consequente redução do desperdício.
Memória Descritiva:
Em parceria com a disciplina de Ciências Naturais e de acordo com o programa curricular de 8.º ano, ao abordar o tema Resíduos foi proposta a atividade a 2 turmas. Para desenvolver o projeto, tiveram que começar por pesquisar a política dos 3 R's e selecionar o R que para cada grupo seria mais importante. De seguida, recolheram resíduos dos lanches dos alunos e planearam o que iriam fazer. Em sala de aula, construíram o R e pesquisaram um pouco mais sobre o R escolhido, sobre economia circular e sustentabilidade. Para terminar, elaboraram o cartaz com dicas sobre como reduzir o número de resíduos.
O trabalho foi exposto junto aos ecopontos.