Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Política dos 3´Rs
Escalão 2: escolas do 2º e 3 ciclos
Externato de S. José (Lisboa)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Nicholas Cavalcanti
Rafael Costa
Benedita Costa Duarte
Carolina Silva
Eva Carvalho
Maria João Monteiro
Martinho Pinto
Todos os alunos envolvidos tem dez anos.
Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
Não foi construído.
Informação da importância do “R” escolhido:
O termo Reduzir no programa 3 R’s consiste em adotar ações que visem diminuir a geração de resíduos, seja minimizando na fonte ou reduzindo desperdícios. Ao reduzir o consumo estamos a preservar os recursos naturais e a reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. A prevenção na produção de resíduos significa diminuir a quantidade de resíduos que produzimos na fonte. Ou seja, quando vamos às compras, por exemplo, devemos ter o cuidado de escolher produtos com poucas embalagens ou comprar apenas os produtos que necessitamos, pois assim estamos a prevenir a produção de resíduos. Esta regra vale para todos os tipos de produtos (sacos de plástico, alimentos, roupas, eletrodomésticos, brinquedos). Além disso, devemos reduzir também o consumo de água, energia e combustíveis. Ao reduzir estamos como referimos em cima a poupar os recursos naturais, combatendo o desperdício e diminuindo a produção de lixo e a consequente poluição ambiental.
Memória Descritiva:
O trabalho foi proposto aos alunos do segundo ciclo que pertencem ao Conselho Eco-Escolas. Ocorreu logo uma chuva de ideias e foi definido que queriam construir uma grande estrutura com recurso a resíduos. Por votação optaram pelo R, de reduzir porque entenderam que é o primeiro passo para reduzir o consumo, preservar os recursos naturais e reduzir as fontes poluidoras. Desta forma contribuímos logo na primeira linha da economia circular. Poupamos recursos naturais; protegemos o ambiente da exploração dos mesmos e deixamos de produzir tantos resíduos. Deixando para segunda instância a reutilização e a reciclagem. Para este trabalho foi usado um chapéu-de-chuva velho; tampas de embalagens; sacos de plástico; restos de cordas; cola quente; papel de cenário; material de escrita. Durante cerca de um mês todas as sextas juntámos-mos para construir o nosso trabalho. Quando o concluímos este foi colocado no corredor da escola para ser visto por toda a comunidade escolar.