Trabalhos 2023-2024
Upcycling | Política dos 3´Rs
Escalão 2: escolas do 2º e 3 ciclos
Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita (Moita)
Fotografias representativas do trabalho (4 imagens: PNG, JPEG):
Nome e idade do(s) aluno(s):
Afonso Geraldes-13
Afonso Seno-14
Ana Ferreira-14
Ângela Rosa-14
Beatriz Dionísio14-
Diogo Bernardo-14
Filipa Maria-15
Gonçalo Reto-15
Henrique Lança-14
Inês Cardoso-14
João Rodrigues-14
Mafalda Gonçalves-14
Maria Beatriz Domingos-14
Mariana Louro -14
Mariana Pereira-15
Marina Avoila-14
Martim Jones-14
Martim Ramião-14
Mayara Ferreira-14
Miguel Correia -14
Renato Pires-14
Rodrigo Martins-15
Rodrigo Brito-14
Tiago Cruz -14
Vasco Oliveira-14
Ednei Martins-15
Agatha Guilherme-
Descrição dos materiais utilizados na construção do trabalho:
Para a construção do R foram utilizados os seguintes materiais:
- Embalagens de cartão (cereais, purés, caixas de bolhas e outras), cola quente, fita cola, réguas, tesouras e x-atos e materiais básicos de desenho.
Informação da importância do “R” escolhido:
Escolheu-se o “R” de Reciclagem para salientar a importância da mesma, como um processo essencial no mundo atual em prole de uma sociedade mais sustentável. É assim um pilar da economia circular. Permite a transformação de resíduos em novos e variados produtos, evitando o consumo exagerado de recursos naturais bem como a redução da quantidade que acaba em aterros sanitários.
Memória Descritiva:
Este trabalho foi realizado pela turma A do 9º ano e dinamizado pelo professor Luís Ferreira, de Educação Tecnológica.
O professor apresentou o projeto à turma, sensibilizando os alunos para as questões da reciclagem, de acordo com o referido no campo anterior.
Utilizou a estratégia do brainstorming, para arranque e construiu, com a turma um modelo colaborativo no quadro da sala de aula.
Entretanto foi recolhido, pelos alunos, cartão proveniente de várias embalagens e elaborada uma listagem de materiais necessários.
Após a aprovação do projeto final deu-se início à construção do “esqueleto” do R. Foi elaborado com rolos de cartão previamente construídos pela turma, permitindo criar uma estrutura forte.
Foram depois formados grupos de alunos que tiveram a tarefa de forrar o R com o cartão das embalagens recolhidas.