Trabalhos 2024-2025
Em Busca da Pilha Perdida…
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)
Nome e idade do(s) aluno(s):
Turma 3º E5
Alunos de 8 anos
Título da BD:
Em Busca da Pilha Perdida
Digitalização da história página a página (6 páginas A4: PDF):
Memória Descritiva:
1.Enquadramento e Objetivo do Projeto
A participação no concurso “Em busca da pilha perdida” foi integrada no trabalho curricular da turma do 3.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, composta por alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. O principal objetivo desta atividade foi sensibilizar os alunos para as consequências ambientais do descarte incorreto de pilhas, aliando a educação ambiental à criatividade e expressão artística.
2. Metodologia de Trabalho
O projeto foi desenvolvido em várias fases, de forma a garantir uma abordagem pedagógica ativa e participativa:
Fase 1 – Exploração do tema:
Iniciámos com conversas orientadas sobre o que são as pilhas, para que servem, e quais os perigos do seu descarte inadequado. Foram visualizados vídeos educativos e consultados materiais informativos da Sociedade Ponto Verde e de outros programas de educação ambiental.
Fase 2 – Tempestade de ideias:
Os alunos foram convidados a partilhar ideias sobre possíveis personagens e enredos para a banda desenhada. Em grupo, discutiram-se diferentes hipóteses, selecionando-se uma narrativa que combinasse aventura, humor e sensibilização ambiental.
Fase 3 – Escrita colaborativa da história:
A turma, orientada pela professora, construiu coletivamente o guião da BD e depois organizados em grupos, cada um criou a sua BD.
Fase 4 – Ilustração e composição da BD:
Os alunos desenharam os quadros da história com o apoio da professora. Foram utilizados materiais como lápis de cor, marcadores e papel de desenho. A montagem final foi digitalizada e organizada para facilitar a leitura.
3. Envolvimento dos Alunos
Os alunos participaram de forma muito ativa e entusiástica em todas as etapas do projeto. Demonstraram grande criatividade e sentido de responsabilidade ambiental. O trabalho em grupo fomentou a cooperação, o respeito pelas ideias dos colegas e a partilha de conhecimentos.
Durante o desenvolvimento da história, os alunos refletiram sobre as suas próprias práticas em casa e na escola, propondo formas de melhorar o encaminhamento de pilhas usadas. Foi também criado, em paralelo, um pequeno ecoponto de pilhas na sala de aula, promovendo a ação concreta e o espírito cívico.
4. Impacto e Conclusão
A realização da BD revelou-se uma excelente estratégia educativa, permitindo trabalhar de forma transversal os conteúdos de Estudo do Meio, Português (expressão oral e escrita), Educação Visual e Cidadania. Através da arte e da narrativa, os alunos tornaram-se agentes ativos na proteção do ambiente, desenvolvendo competências de comunicação e pensamento crítico. Este projeto reforçou a importância da educação ambiental desde os primeiros anos escolares, promovendo valores de responsabilidade, respeito e sustentabilidade.
Entidade Promotora

Parceiro

Apoios
